O Racismo
É um dos temas mais badalados nos dias de hoje, portanto a palavra “racismo” não é indiferente à grande maioria das pessoas.
O racismo protagonizado po rmuitas pessoas é uma realidade inegável, que acaba por afetar toda a gente, embora às vezes de forma indireta.
Afinal, o que é o racismo? Em minha opinião, o racismo não passa de um preconceito, que levado ao exagero pode comportar graves consequências. No fundo, o racismo é um modo de pensar onde é dada grande relevância à noção da existência de raças humanas diferentes e superiores umas às outras, enaltecendo-se as diferenças biológicas existentes entre os seres humanos.
A escravidão foi, em tempos, justificada pelo racismo, devido ao fato de se acreditar e valorizar a existência de raças inferiores e raças superiores.
Aqueles a quem podemos chamar racistas são aqueles que descrevem uma raça como sendo um agregado de pessoas que possuem a mesma estirpe, diferenciando-as em características físicas como a cor de pele, afirmando a sua superior idade sobre outra raça.
A meu ver, a importância que é dada à cor da pele do outro é realmente alarmante. A diferença de cor existente entre as pessoas tem um fundamento científico, pois o que torna a pele mais ou menos escura é apenas a concentração de melanina e não qualquer outra razão que suporte a afirmação de superioridade ou de inferioridade de uma raça em relação à outra.
É muito importante que todos nós contribuíssemos para a extinção deste preconceito, que depende apenas da mente de cada um. É um problema social que danifica a nossa relação com o outro. Já dizia Yehudi Menuhin, defensor dos direitos do Homem, que “A criatividade só pode ter origem na diferença”