PROJETO ENCHENTES
GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
PROJETO – ENCHENTES
FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS
LOCAL DO ENCONTRO: CEEJA - Glicéria Maria Oliveira Crivelli
CIDADE: Pimenta Bueno
ORIENTADORA DE ESTUDO: Rosângela Terezinha Gil Jacobowski
Professores cursistas
Ademir Sott
Elaine Ferreira Muniz de Almeida
Elizabete Freire Correia
Francisca Augusta da Silva Santos
Helena Santana Cotrim
Luz Marina Fernandes de Souza
Maria Aparecida Ferreira Nicolau de Souza
Vera Lúcia Marinho
Zaira Amaral Lovo
Orientadora de Estudos
Rosângela Terezinha Gil Jacobowski
Colaboradores:
Iraci Simionatto Stedile Campos
Ronaldo Roberto da Silva
Justificativa
Esse projeto surgiu da necessidade de realizarmos a atividade número três proposta na página 28 do caderno de Ciências da Natureza. Tal questão solicita que se planeje uma atividade ou sequência de atividades desenvolvida de forma interdisciplinar a partir de alguns temas indicados ou outros a escolher. A questão pede ainda que a atividade a ser desenvolvida tenha uma abordagem CTS, (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Ao reunir-se para a realização dessa tarefa surgiram muitas divergências sobre a escolha do tema.
Acatando a sugestão da professora Elaine, da área de Ciência da Natureza, que sugeriu reunir os estudantes e conversar com eles sobre alguns temas, decidiu-se marcar uma reunião e levar algumas opções de temas para apresentar-lhes: dengue, enchentes, arborização, alimentos transgênicos e utilização do aparelho celular na atualidade. Foram confeccionados cartazes convidando os estudantes a comparecerem na escola para juntos discutir-se o assunto: escolha de um tema.
Atendendo ao chamado feito por meio dos cartazes de divulgação sobre a reunião com os estudantes, estes compareceram e reunidos com os professores cursistas e demais professores da escola que se encontravam no momento, direção e coordenação pedagógica, os estudantes após lhes serem apresentados alguns temas, decidiram pesquisar o tema sobre enchentes.
A ideia de fazer da tarefa proposta um projeto se deu por acreditar que dessa forma há um envolvimento maior dos estudantes, uma vez que, sendo um projeto mobiliza toda a escola. Dessa forma alguns professores que não são cursistas do PNEM, quando informados sobre o assunto incentivam seus alunos a participarem, aderem ao projeto e atuam como colaboradores.
Objetivo
• Realizar a atividade proposta no caderno III.
• Estimular a participação dos alunos na tomada de decisões proporcionando desse modo um ensino voltado para o que se propõe os cadernos do PNEM fundamentado nas DCNEM.
• Realizar pesquisa sobre o tema escolhido pelos alunos considerando a perspectiva da abordagem CTS, onde o problema parte de uma necessidade da sociedade e a resposta retorna para a sociedade.
Meta
Pesquisar sobre o tema enchentes de forma interdisciplinar, levantando hipóteses de sua ocorrência e apontando possíveis soluções para minimizar seus impactos e prevenção nas questões relacionadas à saúde.
Desenvolvimento
Em reunião com os estudantes, professores cursistas, direção, coordenação pedagógica e demais professores que não estão cursando o SISMÉDIO-PNEM, foi apresentado uma breve explicação dos estudos dos professores e a proposta da realização da atividade do caderno. Em votação aberta os estudantes escolheram o tema enchentes, alguns justificaram seu voto argumentando que a escolha se deu em virtude da cidade sofrer frequentemente com elas.
Tendo conhecimento do tema a ser pesquisado, os professores iniciaram a discussão sobre a escolha dos subtemas para cada área e a estratégia para o desenvolvimento do projeto. Os subtemas escolhidos foram: Ciências da Natureza: Química – Composição química e análise da água de enchente e Biologia - Doenças causadas pela água da enchente. Ciências Humanas e Matemática: Elaboração de questionário para entrevistar moradores de áreas de enchentes. Linguagens: Causas e consequências das enchentes, Depoimento de aluna moradora de área de risco e declamação do poema Enchente de autoria de uma cursista da área de Linguagem.
Cronograma
08/05/2015: Discussão em grupo para a realização da tarefa e decisão de discutir com os alunos a escolha do tema.
22/05/2015: Confecção dos cartazes para fazer o chamamento dos alunos para a reunião.
26/05/2015: Reunião com os alunos para falar sobre o projeto e escolher um tema.
27/05/2015 a 30/06/2015: Pesquisa sobre o tema e preparação do material que será apresentado.
03/07/2015: Apresentação dos resultados do projeto.
Avaliação
Acredita-se que esse projeto tenha contribuído muito para aumentar a compreensão sobre os assuntos relacionados a enchentes. Ele permitiu um diálogo sobre essa temática que afeta diretamente o nosso município todos os anos, com maior ou menor impacto.
Ao analisar que a escolha do tema do projeto se deu em reunião com os estudantes e que houve um chamamento convidando a comunidade escolar para participar dessa reunião, avalia-se favoravelmente tal projeto.
A partir das pesquisas realizadas por meio de internet, documentos municipais - FIDE: Formulário de Informações do Desastre - ou in loco com entrevista aos moradores ribeirinhos, se obteve informações mais profundas sobre esse tema que foram socializadas na noite da apresentação.
Reportando-se à perspectiva de abordagem CTS proposta pela atividade do caderno de Ciências da Natureza e que norteou esse projeto, considerando a realidade da escola EJA-Sistema Modular, acredita-se ter alcançado tal objetivo com as ações desenvolvidas. Como resposta à sociedade fica a produção de folheto informativo contendo indicações de como agir durante e após as enchentes.
Destaca-se a participação de todos os presentes na noite de apresentação do projeto durante as apresentações dos estudantes e seus professores e na exposição da coordenadora da Defesa Civil. As apresentações foram dialogadas com questionamentos, comentários e reflexões sobre o tema tratado.
Bibliografia
Brasil. Secretaria de Educação Básica. Formação de professores do ensino médio, Etapa II - Caderno III: Ciências da Natureza / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica; [autores: Daniela Lopes Scarpa... et al.]. – Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2014. 48p.
SINPDEC, SISTEMA NACIONAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL. FIDE 2014 e 2015 de Pimenta Bueno-Ro.
- Logue-se para poder enviar comentários