Plano de Aula - Fábulas africanas para uma cultura de paz

As fábulas são misteriosas, engraçadas ou tristes, inquietantes ou excitantes. As dez histórias escolhidas não são só divertidas, elas também passam importantes valores, conhecimentos e sabedoria ancestrais. As fábulas cativam ouvintes de todas as gerações. Com histórias que poderiam acontecer a qualquer um de nós. Em África, a maneira tradicional de contra histórias ainda é muito importante. É uma forma preciosa de mediação e preservação cultural.

A maior parte de nós ainda se lembra das histórias de tempos remotos que os nossos pais ou avós nos contavam. O senegalês Ndiaye Ibrahima também. As dez histórias que ele nos relata nesta série do “Learning by Ear - Aprender de Ouvido” foram-lhe contadas pela sua avó e tentam fomentar o entendimento mútuo e a coexistência pacífica. Os animais desempenham um papel importante nestas fábulas – o grande e o pequeno, o forte e o fraco, o corajoso e o cobarde. Juntem-se ao leão, à hiena e ao pombo, ao elefante, à cobra e a muitos outros animais nas suas aventuras. As situações com as quais eles se vão confrontar e os conflitos que vão ter de resolver vão fazer-nos sentir tudo menos indiferença. Pelo contrário, vão parecer-nos familiares...

Ouçam esta série e divirtam-se porque, como diz o ditado: “E assim, a nossa fábula se vai pelo o mar adentro e aquele que sentir primeiro o seu perfume, vai ascender aos céus.” O “Learning by Ear – Aprender de Ouvido” está disponível em seis línguas: amárico, francês, hauçá, inglês, português e suaíli. O programa é financiado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros alemão.
 

Comunidades: