As fábulas são misteriosas, engraçadas ou tristes, inquietantes ou excitantes. As dez histórias escolhidas não são só divertidas, elas também passam importantes valores, conhecimentos e sabedoria ancestrais. As fábulas cativam ouvintes de todas as gerações. Com histórias que poderiam acontecer a qualquer um de nós. Em África, a maneira tradicional de contra histórias ainda é muito importante. É uma forma preciosa de mediação e preservação cultural.
A maior parte de nós ainda se lembra das histórias de tempos remotos que os nossos pais ou avós nos contavam. O senegalês Ndiaye Ibrahima também. As dez histórias que ele nos relata nesta série do “Learning by Ear - Aprender de Ouvido” foram-lhe contadas pela sua avó e tentam fomentar o entendimento mútuo e a coexistência pacífica. Os animais desempenham um papel importante nestas fábulas – o grande e o pequeno, o forte e o fraco, o corajoso e o cobarde. Juntem-se ao leão, à hiena e ao pombo, ao elefante, à cobra e a muitos outros animais nas suas aventuras. As situações com as quais eles se vão confrontar e os conflitos que vão ter de resolver vão fazer-nos sentir tudo menos indiferença. Pelo contrário, vão parecer-nos familiares...
Ouçam esta série e divirtam-se porque, como diz o ditado: “E assim, a nossa fábula se vai pelo o mar adentro e aquele que sentir primeiro o seu perfume, vai ascender aos céus.” O “Learning by Ear – Aprender de Ouvido” está disponível em seis línguas: amárico, francês, hauçá, inglês, português e suaíli. O programa é financiado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros alemão.