Orientadores de Estudo de Curitiba e Paranaguá discutem sobre o currículo do Ensino Médio, seus sujeitos e o desafio da formação humana integral

Orientadores de Estudo - Curitiba.

Os Orientadores de Estudo do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio estiveram reunidos nos dias 25 e 26 de agosto com o objetivo de estudar o Caderno III que trata do currículo do Ensino Médio, seus sujeitos e o desafio da formação humana integral.

Nesse dia, foram apresentados pela Prof. Gílian Cristina Barros, pesquisadora do Observatório do Ensino Médio Obeduc-CAPES da Universidade Federal do Paraná, conteúdos do caderno III da Etapa I do Pacto.

As discussões foram entusiasmadas, sendo evidenciado o interesse e a preocupação comprometida
de cada um dos Orientadores responsáveis pela mediação das discussões nas escolas.

No dia 25 de agosto, os Orientadores de Estudo de Curitiba se reuniram no período da manhã e no início da tarde no Edifício D. Pedro I, Anf. 110, no prédio da reitoria da Universidade Federal do Paraná, responsável por essa formação.

À tarde, sob a orientação das Formadoras Regionais, Professoras da Rede Pública Estadual de Ensino do Paraná: Cileni Vieira dos Santos, Danyelle Reinhold e Sueli Beker, as atividades a serem desenvolvidas nas escolas foram discutidas e vivenciadas pelos aprox.150 Orientadores de Estudo, em três salas distintas no Edifício D. Pedro II.

No auditório do Núcleo Regional de Paranaguá, no dia 26 de agosto, cerca de 38 Orientadores de Estudo também estiveram reunidos, na mesma dinâmica do dia anterior, mas com a colaboração conjunta nos dois períodos da Prof. Gílian, já mencionada, e da Formadora Regional de Paranaguá Prof. Janete Lode, também Professora da Rede Pública Estadual de Ensino do Paraná.

Esses dois dias de formação destacam-se pela efetivação dos objetivos pretendidos que são: a compreensão dos encaminhamentos necessários para a formação dos professores na escola de acordo com o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio regulamentado pela Portaria Ministerial nº 1.140 de 22 de novembro de 2013 e a discussão e apresentação de elementos que auxiliem na reorganização do currículo do Ensino Médio de acordo com as novas DCNEM, na perspectiva da formação humana integral.

Orientadores de Estudo - Paranaguá

O Caderno III do Pacto está disponível na íntegra em http://www.observatoriodoensinomedio.ufpr.br/wp-content/uploads/2014/03/Caderno-3-PRINT.pdf

Informações sobre o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio em http://www.observatoriodoensinomedio.ufpr.br/

Orientadores de Estudo - Paranaguá