As pinturas deste artista intrigam em seu jogo entre o olhar e o compreender. O belga Renê Magritte, em sua obra, apresenta-nos o quanto a visão não nos certifica de que, o que de fato vemos, corresponda a "realidade". De qual realidade o objeto olhado/ pintado nos fala? Magritte é um pintor que joga com a linguagem visual e nosso entendimento verbal de suas ideias.
Para adentrarmos em suas imagens é importante que desconfiemos do olhar e ao mesmo tempo acreditemos no que vemos. Se o olhar engana, remexe na linguagem e apresenta-nos uma estranheza diante do que consideramos “natural”, podemos pensar em inúmeras possibilidades perceber. E o caminho que nos leva a "decifrar" essa imagem pode ser mais interessante do a chegada em uma resposta final.
Na imagem intitulada: "Tentar o impossível" (Attempting the Impossible) feita com tinta a óleo e pinceis, no ano de 1928, e que agora vemos através desta tela luminosa, assistimos o momento da criação de um pintor ou de dois?. O homem que pinta e que está representado dentro do quadro não está pintando sobre uma tela, seu pincel pinta “no ar” uma mulher nua.
Alguma ideia lhe vem a cabeça?
Referências:
http://www.wikipaintings.org/en/rene-magritte
http://en.wikipedia.org/wiki/Ren%C3%A9_Magritte
http://www.moma.org/collection/artist.php?artist_id=3692