O Formato de apresentação Pecha Kucha

Olá.

Quem nunca dormiu em um evento acadêmico levanta a mão! (kkk).

É impressionante como alguns eventos, sejam eles acadêmicos ou não (em escola, universidade, cursos em geral) têm o poder de fazer com que as pessoas se distraiam se entediem e não estejam nem aí para as apresentações dos trabalhos.

O momento das apresentações de trabalho, em geral, são bem enfadonhas e quase nunca explicitam o essencial de um trabalho, ou seja, aquilo que é mais importante para o público saber.  Em geral, o apresentador quase nunca consegue falar tudo o que quer e precisa ,o tempo sempre ou estoura ou é insuficiente. Sempre o próximo apresentador fica com menos tempo, e o último? coitado, tem que falar tudo rapidinho. No final das contas, tudo atrasa e NUNCA sobra tempo para pergunta, discussão ou troca de ideias interessantes.

Não sei se com vocês isso também acontece, mas desde que eu entrei para esta vida bandida acadêmica que se iniciou lá na escola básica e que perdura até o momento no meu doutorado, essa coisa de evento com apresentações de trabalho é sempre MAIS do mesmo, ou seja, não se consegue DIALOGAR.
Na minha opinião, um evento acadêmico tem como principais objetivos o diálogo e a troca de ideias, reflexões e contato com novas referências, etc. Não é mesmo? Ninguém quer escrever um trabalho e vomitar ele no público sem nem saber o que ele pensa.  Ou ouvir um monte de ideias emboladas, informação desnecessária ou irrelevante. Enfim...

Mas nem tudo vai tão mal como eu pensava.  No final do ano passado, tive um trabalho aceito em um evento na Universidade de Córdoba na Espanha onde uma das exigências deste evento era que os participantes enviassem previamente suas apresentações em um formato chamado Pecha Kucha. Logo pensei: what???!!! Socorro!!! Oo

O pessoal da organização enviou uns links e uns vídeos para a gente aprender como fazer esse tipo de apresentação que por fim eu acabei virando fã e achando genial!

Para explicar então o formato Pecha Kucha:

O que é? Como funciona?

Pecha Kucha é um formato de apresentação criado pelos japoneses Astrid Klein e Mark Dytham em 2003 e que virou um tipo de evento como os TED'S da vida, onde se junta um monte de gente falando sobre os mais variados assuntos em apenas 6min e 40 segundos e utiliza o formato 20x20 ou seja, 20 slides para 20 segundos de apresentação cada.

Uma loucura! pensei eu. Pensei que nem que a "vaca tussa" eu ia conseguir falar tudo o que precisava em apenas 6min e 40segundos e já estava prestes a desistir da coisa toda.

Mas daí, comecei a ver outras apresentações e iniciei a construção da minha própria  apresentação. Final das contas: foi muito legal! Demorei um pouco para conseguir resumir tudo o que precisava falar, na hora eu fiquei bem nervosa e me perdi um pouco, pois não tinha muito prática. Mas de qualquer forma, me pareceu que pela primeira vez consegui prestar mais atenção aos trabalhos que estavam sendo apresentados e as pessoas automaticamente se forçaram para falar o essencial, o que realmente importava em suas pesquisas.

Foi uma experiência tão legal, que este mês eu sugeri esse formato de apresentação num evento do departamento do qual eu faço parte e foi bem interessante. Todos puderam ouvir todos os apresentadores, pois não precisou de divisão por salas em função da otimização do tempo e no final sobrou um tempo razoável para perguntas, comentários e discussão.

Abraços.

Fonte:https://simonebecher.wordpress.com/