O Estado de Mato Grosso define proposta de educação para o sistema penitenciário.

Atualmente, em Mato Grosso a escola responsável pela educação no sistema penitenciário  é a Escola Nova Chance, instalada desde o ano de 1998, possui em seu quadro 110 profissionais (entre professores, técnicos e coordenadores) e atende a um total de 2.037 alunos, distribuídos  em 98 turmas. O atendimento chega a 24 municípios, em um total de 29 estabelecimentos penais.
     Assessores Pedagógicos, técnicos e gestores das Secretarias de Estado de Educação (SEDUC-MT) e Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH-MT) de Mato Grosso se reuniram, para delinear o processo formativo dos professores e demais profissionais do sistema penitenciário do Estado , o evento aconteceu no Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (CEFAPRO/Cuiabá) , promovido pela Coordenadoria de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da SEDUC/MT.
    A execução do curso envolvendo servidores das duas secretarias é respaldado pelo Plano Estadual de Educação nas Prisões de Mato Grosso, finalizado em 2012 e que se encontra em avaliação junto ao Ministério da Justiça e Ministério da Educação.
    Segundo a assessora técnica pedagógica da Coordenadoria da EJA, Cândida Céspedes Ribeiro, explica que a construção do plano foi um processo coletivo, que teve a participação de professores, coordenadores, gestores, técnicos e alunos,  visando a ampliação da oferta do atendimento educacional das pessoas que se encontram privadas de liberdade. “O Plano Estadual deve ser compreendido enquanto política educacional que visa a fixar e planejar a infraestrutura mínima para o atendimento”.