Por que as meninas desistem da matemática?
Dados das olimpíadas de matemática com alunos de escolas públicas de todo o país realizadas pelo Impa (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) mostram que as meninas são maioria entre os inscritos e entre os medalhistas nos primeiros anos do ensino fundamental. No entanto, a quantidade de meninas vai caindo ao longo dos anos até que, no ensino médio, despenca. Nos últimos anos da educação básica há três meninos inscritos nas olimpíadas de matemática para cada menina, restringindo as medalhistas do sexo feminino a um pequeno grupo.
A tendência de queda na quantidade de mulheres que lidam com a matemática é ainda mais acentuada no nível superior de ensino. No Impa, por exemplo, há apenas uma mulher entre os 50 pesquisadores (que têm graduação, mestrado e doutorado). Em que momento as meninas desistem da matemática? Ou por que elas desistem?
Há algumas tentativas de explicação para o fenômeno, sendo que dentre estas, há argumentos tanto culturais quanto biológicos. Uma das explicações defende que os próprios professores contribuem para o cenário, aceitando melhor os erros de cálculos das meninas e desafiando mais os meninos para os números. Outras ressaltam os tipos de brinquedos que normalmente são destinados às meninas, como uma boneca barbie, por exemplo, que “falava” e uma das frases era justamente “detesto matemática”. Pois é. Seja como for, é preciso entender se as meninas realmente desistem da matemática e quais os motivos e em que momento elas desistem...
E você, já pensou sobre isso? Tem alguma explicação?! Queremos saber a sua opinião!!! Vamos dialogar?!