Livro Livre: co-autoria

Arquivo: 

A obra Livro Livre, de Francisco Bairrão Ruivo, pela editora Lupa, 2014, celebra os 40 anos do 25 de Abril  de 1974, em Portugal. Aborda sobre os direitos e as liberdades fundamentais consagrados na Constituição Portuguesa como a sua principal herança e destaca a responsabilidade do que é viver em democracia.

Resgata o espírito da liberdade e convoca o leitor a participar numa atividade criativa, como co-autor do livro. Desafia-o a resgatar as memórias de quem viveu este período e registar estas experiências.

Através de breves enquadramentos históricos, ilustrações sugestivas e propostas de atividade diversificadas, este livro constrói um espaço para a reflexão sobre o significado do 25 de Abril em Portugal.

Inspirados nesta experiência, propõe-se o diálogo sobre a co-autoria no grande Livro do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. O que estamos fazendo, quem, para que, como, quando e onde. Nossas percepções, provocações, desabafos, criações. Com a palavra, o professor do ensino médio.

No início, poderíamos dialogar sobre a capa: as cores, a imagem, a linguagem e os não-ditos. Na biografia, podenmos contextualizar quem somos e qual nosso propósito. E nos textos, podemos dar voz às diversas vozes que envolvem o tema. Aceitam o desafio?

 

Comunidades: