Jovens preferem esperar estabilidade financeira antes de sair da casa dos pais

 Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 61,7% da população entre 18 e 29 anos ainda moram com os pais. Ter um espaço só seu, ao sair da casa dos pais, para cuidar da própria vida é uma tendência que cada vez menos faz a cabeça de jovens brasileiros. A motivação para a permanência é que eles aproveitem ao máximo as facilidades que as asas dos pais dão, para que juntem dinheiro e possam investir mais na profissão.

Outros fatores pesam para que a saída seja adiada. Dificuldades de comprar um imóvel ou pagar aluguel e condomínio, além de ter que arcar com o peso de contas fixas, como luz, gás, água e alimentação são determinantes. Segundo especialistas, incluir esses gastos no orçamento de universitários recém formados ou de quem ainda engatinha na profissão são pontos que assustam.

De acordo com o o professor de Finanças do Ibmec-Rio, Gilberto Braga, a geração de hoje não tem mais a necessidade de se libertar tão cedo da proteção dos pais, como a de anos anteriores. “Antes o desejo de sair de casa era relacionado à busca por liberdade e ao desejo de conquistar um espaço só seu. Isso acontecia, principalmente, devido às famílias serem numerosas. Hoje em dia o espaço não é mais problema, as famílias são menores, por isso a saída de casa é algo mais racional, é condicionada pelo lado financeiro. Os jovens que buscam sair de casa procuram ter o imóvel próprio ou financiado. Outro problema são as contas, que pesam no orçamento”, explica.

Geração tem medo de perder conforto

Representando a chamada Geração Canguru, os jovens que demoram a deixar a casa dos pais têm medo de perder o conforto e a segurança que usufruem enquanto estão sob a proteção do pai e da mãe. A avaliação é da psicóloga Thaís Macedo.

“O risco que a geração atual tem, em relação à quantidade de coisas que ela pode perder saindo de casa e buscando a independência, é muito maior que o da geração anterior”, afirma a especialista.

E você, o que pensa sobre o assunto? Concorda que o medo de perder o conforto e a segurança que os jovens usufruem enquanto estão morando com os pais são fatores determinantes para que a saída seja adiada? Dialogue conosco!

Comunidades: