No interior de Santa Catarina, cerca de 250 jovens se preparam para a Copa do Mundo de 2014. Eles fazem parte da Cooper-família, empreendimento de agricultura familiar dos municípios de Rio Fortuna, Grão Pará, São Ludgero e Braço do Norte. A cooperativa foi selecionada para ocupar um dos 60 espaços de comércio nos locais do Mundial, entre os dias 11 e 27 de junho, por meio da campanha Brasil Orgânico Sustentável, do governo federal.
27.05.2014 - Jovens agricultores ganham espaço no comércio durante a Copa do Mundo
“A cozinha está a 100 por hora!”, conta a representante da cooperativa Rayane Layla de Souza, de 20 anos. Eles foram orientados a produzir para um público de 500 pessoas por dia. Para a jovem, a oportunidade vai abrir caminhos, tanto no aspecto de divulgar a agricultura familiar, quanto na construção de comércio local. Das mãos dos jovens catarinenses são preparados para a venda: geleias exóticas, doces, bolachas e pães integrais, licor e cachaça artesanal, entre outros produtos.
Por trás de uma cooperativa e da agricultura familiar está uma das principais bandeiras da juventude rural, a de obter condições de permanência no território. “O nosso foco são jovens, principalmente por que é a forma de estimular o jovem no campo”. A jovem conta que a cooperativa é vista como uma alternativa nova, e que os pais mais tradicionais têm receio de apoiar a novidade. “O jovem que está mais aberto vê esse caminho como uma boa oportunidade”, completa.
Fundada em 2007, a Cooper-família oferece cursos de capacitação como alternativa de especialização sem precisar sair do campo. “É importante destacar que 70% dos funcionários da Cooper-família são jovens, que conseguem trabalhar e ter uma renda” diz Ysrael de Souza, de 30 anos, uma das coordenadoras do coletivo de juventude do empreendimento. “Eles passam a valorizar mais a própria cooperativa. Fazem feira para ter visão de consumidor além de produtor”.
A Cooper-família vai levar os produtos para os estados de Porto Alegre e Paraná, no período de 14 a 22 de maio e de 22 a 27 maio, respectivamente.
Como a sua cidade está durante a Copa? Teve alguma mudança? Viu jovens trabalhando com algo relacionado à Copa?