Imparcialidade da mídia

No Brasil a maior parte da mídia afirma ser imparcial. Essa imparcialidade seria uma garantia de que eles não estariam defendendo ponto de vista nenhum, apenas reportando fatos que qualquer um poderia averiguar caso estivesse no local do ocorrido ou acesso às informações. No entanto, qualquer sujeito tem sua própria perspectiva sobre o mundo e, por mais que se esforce, sempre estará "contaminado" com seu próprio olhar na produção de seu discurso, mesmo que não se dê conta disso. Por causa disso, talvez fosse interessante que as mídias assumissem seus posicionamentos sobre os fatos e que hovesse o maior número de posicionamentos possível nos diferentes meios midiáticos. Assim, o leitor/espectador/ouvinte poderia tomar suas decisões com acesso a diferentes posicionamentos sobre os mesmos fatos, podendo fazer sua própria reflexão baseado em suas experiências e diferentes fontes de informação. Para que tal ocorra, uma regulamentação da mídia se faz necessária e assim tenhamos uma democratização dos meios de produção e distribuição de informação. Vale lembrar, aqui, que as radiodifusões (TVs e Rádios) são concessões públicas e que não sofrem nenhum tipo de regulamentação. Outra questão que deve-se levar em conta é a concentração de diversos meios midiáticos na mão de poucos, diversos países considerados desenvolvidos impedem essa concentração através de suas regulamentações. Para não mencionar os candidatos que possuem conseções de radiodifusão e/ou são donos de jornais e revistas impressos, será que alguma acusação sobre esses políticos seria veiculada no seu proprio jornalismo?

Um inciativa interessante surgida recentemente no Brasil e que põe em cheque a questão da imparcialidade da imprensa nacional é o site Manchetômetro. Ele apresenta como as manchetes das mídias impressas no Brasil se referiram aos três candidatos à presidência com maior intenção de votos foram retratados, levando em conta se eram chamadas positivas, negativas ou neutras. Outra análise apresentada é sobre as chamadas televisivas e tempo despendido nelas com cada candidato levando em consideração as qualidades aferidas em cada matéria. É interessante reparar nas diferenças para cada candidato, será que elas denotam algum posicionamento dos meios em relação aos candidatos? Vale conferir, clique aqui.

 

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