IDEAL ESTÉTICO - CADERNO IV LINGUAGENS ATIVIDADE 03 PÁGINA 31

SECRETARIA DO ESTADO DA EDUCAÇÃO DE RONDÔNIA
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
CEEJA DONIZETE ROMUALDO DA SILVA
ESPIGÃO DO OESTE - RO

Orientadora de Estudos : Haviany Oliveira Bitencourt

Professores cursistas:

Delzira de  Araújo Campos
Ediana Lenke
Inesio Porn
Jean Pierre Burato
Marcia Feitosa Teodoro
Sinézio Ferreira da Costa
Schirley Kreitlow de Souza
Sérgio Gimenez Leme de Oliveira
Maria Helena de Souza

TEMA DO PROJETO: IDEAL ESTÉTICO

JUSTIFICATIVA

O Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos “Donizete Romualdo da Silva”, situado no município de Espigão do Oeste, Estado de Rondônia é uma escola que atende alunos maiores de 15 anos em cursos do Ensino Fundamental e Médio, na modalidade modular.  Com esse sistema, o aluno organiza seus horários conforme seu tempo, uma vez que não é exigida presença diária. A maioria dos alunos são trabalhadores e muitos já são pais de família. Os horários de atendimento docente são distribuídos nos três períodos (manhã, tarde e noite) e os alunos vão à escola para receber orientações, participar de momentos presenciais ou realizar a prova do componente curricular em que está matriculado.

Em decorrência disso, o estudante da EJA pode passar dias ou até mesmo semanas sem vir à escola. Isso dificulta a realização de atividades interdisciplinares que necessitem de mais de um dia para execução, uma vez que a clientela que estiver na primeira aula pode não ser a mesma da segunda aula. No entanto, é necessário que encontremos mecanismos para que estes alunos não fiquem despreparados em relação a temas atuais.   Sendo assim, optou-se por realizar um trabalho mais curto, onde os alunos levarão uma tarefa para produção em casa, a qual deverá ser entregue aos professores para correção e exposição para os demais alunos e servidores.

OBJETIVO

Alertar a comunidade escolar para os perigos que o ideal estético imposto pela sociedade podem trazer ao indivíduo , bem como desenvolver a senso crítico sobre o tema.

META
Sensibilizar os alunos do CEEJA Donizete Romualdo da Silva acerca da crescente preocupação com a imagem e a estética por meio de palestras e pesquisas.

DESENVOLVIMENTO

Cada área de conhecimento ficará responsável por desenvolver um subtema:

Matemática – Os professores trabalharão o subtema “Gráficos Estatísticos” que mostram o aumento significativo de cirurgias plásticas estéticas.

Linguagens – Os professores trabalharão o subtema “Padrões estéticos do século XVIII e século atual”. O objetivo é comparar os estilos de beleza impostos pela sociedade do século XVIII (Romantismo,) em que a mulher bela era a mais rechonchuda e branca, ao passo que hoje a mais bela é a mulher magra e bronzeada.

Ciências da Natureza – Esta área abordará “Os riscos que os cosméticos capilares oferecem para a saúde”.

Ciências Humanas – Nesta área, os professores abordarão o subtema “A influência da mídia na beleza”. O objetivo é repensar a supervalorização da imagem apresentada nos programas televisivos, como novelas, filmes, programas de auditórios, etc.

ETAPAS

1ª) Discussão e elaboração das metas e estratégias do projeto pelos professores no estudo do caderno 4 do PACTO pelo Fortalecimento do Ensino Médio.

2ª)Realização do projeto com os alunos. Os temas serão desenvolvidos em dois dias, com 30 minutos de aula para cada área (totalizando uma hora de aula por dia, em cada turno) , da seguinte forma:
    Primeiro dia: Matemática e Ciências da Natureza;
    Segundo dia: Ciências Humanas e Linguagens.

OBSERVAÇÃO: Os professores deixarão um pedido de pesquisa que os alunos deverão fazer no laboratório ou em revistas e entregar aos  professores para montagem do mural informativo. Este mural será responsabilidade dos professores de Linguagens.

3ª) Entrega dos trabalhos de pesquisa.

4ª) Divulgação do mural com fotos, pesquisas e recortes de revistas.

AVALIAÇÃO
A avaliação deste projeto ocorrerá por meio da observação da participação dos alunos e execução das atividades propostas.

BIBLIOGRAFIA
Brasil.Secretaria de Educação Básica. Formação de professores do ensino médio, Etapa II - Caderno IV: Linguagens / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica; [autores: Adair Bonini... et al.]. – Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2014.
47p.

RONDÔNIA. Secretaria de Estado da Educação (SEDUC). Referencial Curricular da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Ensino Fundamental e Médio. 1ª edição, RO, 2013, p14.

A busca da beleza ideal. http://www.vermelho.org.br/coluna.php?id_coluna_texto=38&id_coluna=32 acesso em 04/05/15.

http://www.ufrgs.br/alcar/noticias-dos-nucleos/artigos/A%20CONSTRUCaO%20...

http://www.brasilescola.com/sociologia/a-influencia-midia-sobre-os-padro... acesso em 04/05/15.

Comunidades: