O site de buscas Google homenageia nesta terça-feira (19) uma das figuras mais importantes para o entendimento do sistema solar como ele é hoje: Nicolau Copérnico. Se estivesse vivo, o polonês faria neste dia 540 anos. Copérnico foi um matemático e astrônomo que revolucionou a ciência ao propôr um modelo diferenciado sobre o funcionamento do universo: o heliocentrismo.
Se hoje é ensinado nas escolas desde cedo que o Sol é o centro do universo, isso é graças aos estudos de Nicolau Copérnico. Essa teoria, chamada de heliocentrismo, foi divulgada por ele em 1543 através do livro "Da revolução de esferas celestes". A nova descoberta começaria a derrubar a teoria mais aceita até então, o geocentrismo, através da qual a Terra seria o centro do Universo.
Copérnico também foi cônego da Igreja Católica, governador, administrador e médico. Além do heliocentrismo, revelou também os movimentos uniformes dos astros, estimou distâncias e falou dos movimentos da Terra (rotação, translação e inclinação de seu eixo).
Doodle
O doodle é uma forma do Google, através da customização de seu logo e muitas vezes disposição de jogos interativos, celebrar em sua página inicial datas marcantes para a humanidade ou países específicos.
Relembre outras homenagens do buscador:
Google comemora centenário de Mary Leakey
Doodle celebra 112º aniversário do inventor Frank Zamboni
Google homenageia o fim do calendário maia
Contos de Grimm completam 200 anos de lançamento