Game 'Flappy Bird' foi tirado do ar porque se tornou 'viciante', diz criador.

Desenvolvedor por trás de sucesso de smartphones falou à 'Forbes'.
'Minha vida deixou de ser confortável. Eu não conseguia dormir', afirmou.

'Flappy Bird' ainda pode ser jogado por usuários que baixaram o game antes de ele ser retirado do ar (Foto: Bruno Araujo/G1)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O criador do game para smartphones e tablets "Flappy Bird" afirmou em entrevista à "Forbes" que retirou seu jogo do ar porque "ele se tornou um produto viciante" e isso "virou um problema". "Minha vida deixou de ser confortável como antes", disse o desenvolvedor vietnamita Dong Nguyen. "Eu não conseguia dormir".

Líder em número de downloads gratuitos nos sistemas iOS e Android até ser derrubado no domingo (9), "Flappy Bird" ganhou fama por conta do seu alto nível de dificuldade. Com sutis toques na tela, o jogador precisa controlar a altura do voo de um pássaro e desviar dos canos verdes que aparecem. Cada obstáculo superado marca um ponto. Qualquer esbarrada no cenário e é fim de jogo.

Nguyen disse à "Forbes" que se sentia culpado pelo "problema" de "Flappy Bird" e que a melhor solução foi tirá-lo das lojas virtuais da Apple e do Google. "'Flappy Bird' foi projetado para ser jogado em poucos minutos em um momento de relaxamento", afirmou. O vietnamita também garantiu que sua criação de sucesso não irá voltar e que qualquer possibilidade de uma sequência, ventilada anteriormente, está descartada.
Apesar de ser gratuito para baixar, "Flappy Bird" rendeu uma pequena fortuna a Nguyen durante seus cerca de 30 dias de sucesso estrondoso. Em entrevista ao site "The Verge" na semana passada, ele afirmou que o game arrecadava US$ 50 mil (aproximadamente R$ 119 mil) por dia com anúncios. Nada mal para um jogo que, segundo o próprio criador, levou de dois a três dias de programação.
Nguyen não confirmou o valor arrecadado à "Forbes" – "não sei o número exato, mas sei que é bastante" – e não se diz arrependido de renegar sua mina de ouro. "Eu não acho que seja um erro. Eu pensei bastante".
Na entrevista, o vietnamita também descartou que a Nintendo tenha entrado com uma ação contra ele – os canos verdes de "Flappy Bird" são semelhantes ao de "Super Mario Bros.", o que segundo Nguyen é uma coincidência – e provocado a remoção do jogo.

Comunidades: