Frida flertava, ou não, com Salvador Dali?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No momento em que estão sendo realizadas exposições das obras desses dois artistas, Frida Kahlo, suas fotografias, no Museu Oscar Oscar Niemeyer, em Curitiba, e de Salvador Dali, no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) do Rio de Janeiro, convém conhecermos um pouco mais sobre esses artistas. E sabermos se, afinal, Frida flertava ou não com Salvador Dali?

Salvador Dali nasceu na cidade espanhola de Figueres (Catalunha), em 11 de maio de 1904, e faleceu nesta mesma cidade, em 23 de janeiro de 1989. Foi um dos mais importantes artistas plásticos (pintor e escultor) surrealistas da Espanha.

Suas obras são consideradas surrealistas por diversos motivos. Nas imagens bizarras, misturava a realidade e o mundo onírico em sua obra. Trabalhava com a fantasia dos sonhos, do irracional, do inconsciente, mais além da realidade.

Recebeu muita influência da psicanálise de Freud, o que fica evidente em uma de suas obras mais famosas, A persistência da memória, que mostra um relógio derretendo. O simbolismo era um elemento que entrelaçava suas pinturas e esculturas.

Frida Kahlo nasceu na cidade de Coyacán (México) em 6 de julho de 1907, e faleceu nessa mesma cidade, em 13 de julho de 1954. É considera uma das mais importantes pintoras mexicanas do século XX.

Era uma artista com uma estética muito singular, e que abordava temas pouco ortodoxos, e de sua própria vida. Recebia muita influência da arte folclórica indígena mexicana, da cultura asteca, da tradição artística européia, do marxismo e movimentos artísticos de vanguarda.

Pintava muitos autorretratos, paisagens mortas e cenas imaginárias. Em suas obras, utilizava cores fortes e vivas, e com muita presença de objetos simbólicos.

Agora vejamos se houve ou não um flerte seu com Salvador Dali.

O inconsciente e o desejo são dois conceitos centrais da produção artística surrealista. Na pintura de Kahlo, no entanto, nenhum desses conceitos é identificável. O que ela nos apresenta é um debate consciente de temas que nada tem em comum com a esfera do desejo ou da ilusão de ótica surrealista.

Ela retrata a dor física e psíquica. O corpo nu não traduz uma expressão de sensualidade, mas consiste em um símbolo dos limites físicos, da fragilidade humana.

Na verdade, não é bem exatamente um mundo de sonhos o que Kahlo apresenta em seus trabalhos, mas antes uma realidade mágica. É um universo de seres impossíveis, de contextos improváveis e lugares fantásticos.

A pintura não é a maneira de Kahlo nos mostrar seus sonhos, mas a forma de criá-los. Ela cria o sonho de um México com uma identidade harmônica e constante, que é a identidade vista em seus numerosos autorretratos, gênero com o qual Kahlo mais se ocupou.

Quando observamos todos os seus problemas de saúde vividos, e os temas folclóricos indígenas mexicanos, o nacionalismo, entre outros interesses contemporâneos para ela, retratados em suas obras, fica fácil de concordarmos com a afirmação da artista: “Pensavam que eu era uma surrealista, mas eu não era. Nunca pintei sonhos. Pintava a minha própria realidade.”

Ou seja, nesse sentido, somos obrigados a nos convencer que Frida realmente nunca flertou com Salvador Dali, quer dizer, com o surrealismo.

Referências:

http://guia.uol.com.br/rio-de-janeiro/exposicoes/noticias/2014/09/15/suc...

http://educacao.uol.com.br/biografias/salvador-dali.jhtm

http://www.suapesquisa.com/biografias/salvador_dali.htm

http://www.xn--salvadordal-ycb.com/portugues/index.html

http://navegapiracuruca.blogspot.com.br/2012/06/o-surrealismo-de-salvado...

http://www.suapesquisa.com/quemfoi/frida_kahlo.htm