No momento em que estão sendo realizadas exposições das obras desses dois artistas, Frida Kahlo, suas fotografias, no Museu Oscar Oscar Niemeyer, em Curitiba, e de Salvador Dali, no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) do Rio de Janeiro, convém conhecermos um pouco mais sobre esses artistas. E sabermos se, afinal, Frida flertava ou não com Salvador Dali?
Salvador Dali nasceu na cidade espanhola de Figueres (Catalunha), em 11 de maio de 1904, e faleceu nesta mesma cidade, em 23 de janeiro de 1989. Foi um dos mais importantes artistas plásticos (pintor e escultor) surrealistas da Espanha.
Suas obras são consideradas surrealistas por diversos motivos. Nas imagens bizarras, misturava a realidade e o mundo onírico em sua obra. Trabalhava com a fantasia dos sonhos, do irracional, do inconsciente, mais além da realidade.
Recebeu muita influência da psicanálise de Freud, o que fica evidente em uma de suas obras mais famosas, A persistência da memória, que mostra um relógio derretendo. O simbolismo era um elemento que entrelaçava suas pinturas e esculturas.
Frida Kahlo nasceu na cidade de Coyacán (México) em 6 de julho de 1907, e faleceu nessa mesma cidade, em 13 de julho de 1954. É considera uma das mais importantes pintoras mexicanas do século XX.
Era uma artista com uma estética muito singular, e que abordava temas pouco ortodoxos, e de sua própria vida. Recebia muita influência da arte folclórica indígena mexicana, da cultura asteca, da tradição artística européia, do marxismo e movimentos artísticos de vanguarda.
Pintava muitos autorretratos, paisagens mortas e cenas imaginárias. Em suas obras, utilizava cores fortes e vivas, e com muita presença de objetos simbólicos.
Agora vejamos se houve ou não um flerte seu com Salvador Dali.
O inconsciente e o desejo são dois conceitos centrais da produção artística surrealista. Na pintura de Kahlo, no entanto, nenhum desses conceitos é identificável. O que ela nos apresenta é um debate consciente de temas que nada tem em comum com a esfera do desejo ou da ilusão de ótica surrealista.
Ela retrata a dor física e psíquica. O corpo nu não traduz uma expressão de sensualidade, mas consiste em um símbolo dos limites físicos, da fragilidade humana.
Na verdade, não é bem exatamente um mundo de sonhos o que Kahlo apresenta em seus trabalhos, mas antes uma realidade mágica. É um universo de seres impossíveis, de contextos improváveis e lugares fantásticos.
A pintura não é a maneira de Kahlo nos mostrar seus sonhos, mas a forma de criá-los. Ela cria o sonho de um México com uma identidade harmônica e constante, que é a identidade vista em seus numerosos autorretratos, gênero com o qual Kahlo mais se ocupou.
Quando observamos todos os seus problemas de saúde vividos, e os temas folclóricos indígenas mexicanos, o nacionalismo, entre outros interesses contemporâneos para ela, retratados em suas obras, fica fácil de concordarmos com a afirmação da artista: “Pensavam que eu era uma surrealista, mas eu não era. Nunca pintei sonhos. Pintava a minha própria realidade.”
Ou seja, nesse sentido, somos obrigados a nos convencer que Frida realmente nunca flertou com Salvador Dali, quer dizer, com o surrealismo.
Referências:
http://guia.uol.com.br/rio-de-janeiro/exposicoes/noticias/2014/09/15/suc...
http://educacao.uol.com.br/biografias/salvador-dali.jhtm
http://www.suapesquisa.com/biografias/salvador_dali.htm
http://www.xn--salvadordal-ycb.com/portugues/index.html
http://navegapiracuruca.blogspot.com.br/2012/06/o-surrealismo-de-salvado...
http://www.suapesquisa.com/quemfoi/frida_kahlo.htm