Exposição “A Mata Atlântica é o Bicho”

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul abriu na Galeria do Memorial da Cultura, a exposição “A Mata Atlântica é o Bicho”, do artista grafiteiro Gejo, um dos maiores nomes da cena urbana no Brasil e premiado no Salão de Arte de 2011.
Na abertura da mostra a Cia. Semeando Encanto, de São Paulo, fará uma apresentação artística. O grupo desenvolve projetos artísticos e ambientais em todo o Brasil através de parcerias com empresas e entidades sociais.
“A Mata Atlântica é o Bicho”, exposição itinerante criada em maio deste ano em apoio aos trabalhos da Fundação SOS Mata Atlântica, apresenta animais que só existem na Mata Atlântica ou estão ameaçados de extinção.
O objetivo é que eles chamem a atenção do público que transita pela cidade para a importância da proteção destas espécies, algumas exclusivas, além de mostrar a riqueza desta floresta e do ambiente marinho.
Em maio deste ano, as peças foram expostas no espaço cultural Metro Brás-SP e na 9ª edição do Viva a Mata- Encontro Nacional pela Mata Atlântica-, evento que abordou o tema “Direitos e Deveres Ambientais” no Parque Ibirapuera em São Paulo.
A Mostra “A Mata Atlântica é o Bicho”, permanece aberta ao público até o dia 18 de outubro, de segunda a sexta, das 7h30 às 17h30, no Memorial da Cultura e Cidadania, que fica na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, no centro de Campo Grande. A entrada é franca.
Sobre o artista
Artista de rua nascido em 1976 em Seabra (BA), Gejo migra com a família para São Paulo em 1979 direto para Zona Oeste. No meio dos anos 80, em contato com o hip-hop, arrisca passos de breaking, atua como DJ e grafiteiro.
A partir de 1996 decide viver da arte e inicia dezenas de ações: popularizou o graffiti em escolas públicas, desenvolveu atividades nas ONGs mais relevantes da capital paulista e expôs em escolas, bibliotecas, museus e galerias.
Suas obras estão espalhadas pelo mundo e em acervo de colecionadores. É criador da revista “Arte nas Ruas”, da marca de Hip-Hop 9370, do evento FreeArtFest e coordenador da Agência FreeArt; atualmente é arte educador na Fundação Casa de Sorocaba (SP); organiza mostras de arte e é cenógrafo da Cia musical “Semeando o Encanto".