Experiência do Ovo

O vídeo consistiu na condução de uma experiência em que um ovo não passa a priori pelo gargalo de uma garrafa. A partir dessa primeira “verdade” se falou sobre o primeiro cálculo que corrobora com o resultado encontrado em que o raio da circunferência do ovo é maior que o raio da circunferência do gargalo da garrafa. Depois disso, trazemos a tona a questão da lei da gravidade que está em ação e com a qual se conta para a segunda etapa da experiência.

Queimando um chumaço de algodão no interior da garrafa, transforma-se a atmosfera interna, criando pressão suficiente para exercer força para puxar o ovo para o fundo da garrafa.

Performatizada a experiência, discutiu-se a respeito das leis da física, sobre velocidade e força, bem como as transformações químicas procedidas com a queima do algodão. Quando o ovo está dentro da garrafa, questionamos a primeira verdade colocada, pois agora há uma outra verdade em prática. Partindo desse debate, discutimos a respeito das verdades científicas que podem ser contestadas em um outro momento, bem como nossas próprias verdades, nossos preconceitos e valores. 

Essa experiência foi realizada pelos professores abaixo:

Adriana Oliveira, Elisangela Viana, Inês Correa, Isabella Rego, Luciana Martendal, Lucinei Garcia, Márcia Calbo, Moema de Gregógio Rodrigues, Mônica Goerz, Roseli Viebranz Domingos

Sob orientação de Sônia Maria Gomes Silveira

Comunidades: