ETAPA II – CADERNO V / MATEMÁTICA – REFLEXÃO E AÇÃO PÁGINA 31

PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
CEEJA DONIZETE ROMUALDO DA SILVA
ESPIGÃO DO OESTE - RO

Orientadora de estudos : Haviany Oliveira Bitencourt

Equipe:
Delzira de  Araújo Campos
Ediana Lenke
Inesio Porn
Jean Pierre Burato
Marcia Feitosa Teodoro
Sinézio Ferreira da Costa
Schirley Kreitlow de Souza
Sérgio Gimenez Leme de Oliveira
Maria Helena de Souza

 

Por meio de uma observação rápida da obra “O homem vitruviano”, nota-se a presença de geometria, proporções e simetrias, uma vez que representa as proporções do corpo humano masculino, ou seja, um ideal de beleza renascentista.
Por outro lado, não só na matemática esta imagem pode ser estudada como também é possível desenvolvermos um trabalho interdisciplinar, já que a referida obra está historicamente situada no período renascentista, período este que foi marcado por profundas transformações sociais, culturais, artísticas e científicas.
Sendo assim, segue abaixo uma proposta interdisciplinar baseada em “o homem vitruviano”.

* História:  Renascimento cultural e início do capitalismo comercial. Pesquisa sobre a influência desse tempo na época atual.

* Arte:  Renascimento Pesquisa e releitura da obra: Observação das proporções de beleza greco-romana no contexto renascentista.

* Matemática:  Geometria. Aula expositiva e com pesquisas: Trabalho com formas geométricas, ângulos e proporções.

*Língua Inglesa:  Vocabulário: Partes do corpo. Aula expositiva e dialogada: Denominação, em Língua Inglesa, das partes do corpo humano.

* Biologia:  Estrutura do corpo humano. Releitura da obra,  pesquisa e observação de figuras: Trabalho com membros e músculos do corpo humano.

Comunidades: