ETAPA II CADERNO V - MATEMÁTICA - AS DECORRENTES ENCHENTES DO VITÓRIA RÉGIA
COLÉGIO ESTADUAL PROFESSORA MARLI QUEIROZ AZEVEDO - EFM.
Orientador(a): Profª Pedagoga Rosi Margarete Bassa
Cursistas: Adizio Gomes Freitas Junior, Alessandra Maragno, Antonio Martins Bitencourt, Daiane de Paula Faria, Eberson Ricardo Sabião, Gilberto Brandl Junior, Jean acedo, Joel Pereira dos Santos, Josiane de Fatima Gay Collin, Kleber Luiz Xavier, Luciane Domingues Tancredo, Monica Aparecida Cardoso, Robson Morais Passos, Rute Seabra, Thais de Moraes Gelini
ETAPA II CADERNO V - MATEMÁTICA
Reflexão em ação pág. 14
Qual o papel que a Matemática escolar pode desempenhar na formação humana integral dos estudantes do Ensino Médio?
A disciplina de Matemática muitas das vezes é vista pelos alunos com um olhar desconfiado, pois ela choca só no fato de ser mencionada, e quando é ensinada o desafio do professor em sala de aula se torna ainda maior. No entanto essa disciplina é tão importante quanto as demais no quadro curricular do Ensino Básico. Ela é um instrumento necessário para que haja um funcionamento na área do saber, que possibilita a atuação em outras áreas. Pois quando o professor trabalha com interdisciplinaridade, se o aluno está seguro do saber matemático ele terá muito mais facilidade por exemplo em resolver problemas na área de Física e até na área de Língua Portuguesa, por que nessa usamos muito o raciocínio lógico que provêm da matemática.
As representações sociais que os alunos têm da Matemática podem também influenciar os seus desempenhos. Quando os alunos chegam à escola, já têm uma representação da Matemática, uma vez que estas não se constroem no vazio social, sendo influenciadas pelas vivências pessoais, pelas interações que estabelecemos e pelo meio sociocultural em que estamos inseridos (CÉSAR et al., 1999)
Considerando essa dificuldade na disciplina de Matemática para a formação do discente, apesar dela ser uma das treze disciplinas componentes curriculares obrigatórias de acordo com as Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio (Brasil, 2014). Os conteúdos trabalhados em sala de aula não condizem com as reais necessidades dos alunos, sendo esses muitas vezes fora do contexto vivenciado pelos envolvidos no processo educativo, ou seja, os professores são condicionados a ensinar a Aritmética, e os alunos apresentar respostas prontas, no que dificulta o professor a realizar sua principal tarefa, que é encorajar os alunos a desenvolverem seu pensamento espontâneo, lógico-matemático, pautado na elaboração de hipótese e confrontação crítica dos mesmos.
A finalidade do artigo trará o aluno mais próximo a disciplina e até a do professor. Essa interação do aluno como seu mediador que é o docente, trará um resultado muito significativo para a escola e o resultado poderá ser visto dentro da sala de aula, e provavelmente o comportamento deste nas demais matérias trará um resultado positivo.
Enfim o trabalho fará com que as demais disciplinas se interagem com a matemática, fazendo com que o aluno perca o receio de aprender e que se torne mais prazeroso sua aprendizagem. Com a interdisciplinaridade o aluno trará para dentro da sala de aula o seu desenvolvimento mais avançado e colocará em prática suas metodologias nunca trabalhadas.
Reflexão em ação pág. 23
Cada área de conhecimento ou componente curricular consegue se inserir nesse trabalho? Como identificar conhecimentos da área a partir das escolhas feitas por vocês? Como planejar atividades como essa no seu contexto? É preciso modificar a divisão dos tempos e repensar os espaços da escola? Pág 23
Interpretação de texto em matemática –interdisciplinaridade Português e Matemática
Os discentes apresentam um grande problema que é a dificuldade de interpretar textos e saber transpor para uma linguagem diferente. Infelizmente, os alunos em geral estão acostumados a ler pequenos textos, por conta das redes sociais. E quando se deparam na sala de aula com textos que envolve raciocínio-lógico, tese, criticidade, argumentos, etc., entram em parafusos, pois a confusão é geral, piora mais quando têm que interpretar a linguagem não verbal, um exemplo disso são gráficos.
Essa confusão pode ser dada pela falta de letramento, pois o aluno é condicionado a leitura de textos fragmentados e pequenos e quando se depara com textos científicos não conseguem assimilar, fazendo com que o ele se desinteresse totalmente pelo contexto trabalhado.
Segundo o relatório do PISA, 2000 publicado pela OECD (Organization for EconomicCo-operationandDevelopment): “o domínio do letramento matemático diz respeito a capacidade do aluno para analisar, julgar e comunicar ideias efetivamente, propondo, formulando e resolvendo problemas matemáticos em diversas situações”.
Para que isso não ocorra requer o professor a driblar este desinteresse, utilizando metodologias para que o discente antevê o assunto abordado no texto, preparando o às discussões, debates e com a isso a leitura de qualquer tema será mais prazeroso.
Aprender matemática exige comunicação, pois é através dos recursos de comunicação que as informações, os conceitos e as representações são vinculadas entre as pessoas. Portanto cada indivíduo tema capacidade de identificar e entender no texto o papel que a matemática representa no mundo, podendo fazer julgamentos matemáticos bem fundamentados e empregar a matemática de formas que satisfaçam as necessidades gerais do indivíduo e de sua vida futura como um cidadão construtivo, preocupado e reflexivo.
A matemática e os demais componentes curriculares, devem proporcionar ao sujeito do ensino médio, uma reflexão crítica sobre o significado das ciências em todas as áreas do conhecimento, desenvolvendo a capacidade de ler e interpretar para transformar a realidade. Dentro desse raciocínio, a matemática fornece ferramentas através de quatro tipos de pensamentos, tais como, o pensamento indutivo que permite formulação intuitiva, pensamento lógico-dedutivo ligado a álgebra e geometria, o pensamento geométrico propriamente dito e o pensamento não determinístico que possibilita analisar as incertezas.
Nesse aspecto, referente à imagem do Homem Vitruviano, há um exemplo de interdisciplinaridade, no qual, o modelo matemático da figura, está relacionado a outras disciplinas como: na Arte, através da linguagem artística, pode-se analisar a proporção da figura humana, na Geografia, atividades de localização, tamanho e proporção de localidade através dos meridianos e paralelos, na Língua Portuguesa a perfeição da estética em forma de linguagem poética, na Filosofia, as proporções do corpo humano, a socialização da cultura, a busca do belo, na Química, a composição química do corpo e a função desses elementos no organismo, na Biologia analisar a anatomia e fisiologia humana, etc, seguindo dessa forma, com as demais disciplinas várias atividades podem ser desenvolvidas com o auxílio do pensamento matemático.
PROJETO: AS DECORRENTES ENCHENTES DO VITÓRIA RÉGIA
As enchentes passaram a ser uma problemática em vários lugares, e não é diferente no Bairro da CIC, mais precisamente na vila Vitória Régia. Essa realidade faz parte do contexto da maioria dos alunos que estudam no Colégio Estadual Profª Marli Queirós Azevedo. Pensando nisso os professores abordam o tema em um projeto que leva o nome de: As decorrentes águas do Vitória Régia. Nesse aspecto, através dos pensamentos matemáticos e demais áreas, propõem-se atividades interdisciplinares que possibilitam ao estudante uma formação humana e uma reflexão crítica da sociedade, para transformá-la. O objetivo desse estudo é desenvolver no discente a capacidade de intervir na política e socialmente em sua realidade. Assim sendo, o ensino passa a ter um maior significado, priorizando o conhecimento adquirido pelo sujeito do ensino médio ao longo de sua história.
O referente projeto se desenvolverá, através de análise da bibliografia sobre o assunto, com pesquisas em materiais como documentários, entrevistas com moradores do local, fotos de jornais, vídeos, tecnologias, reportagem, etc, e cada disciplina busca em seu conteúdo uma forma de atuação na prática de todos os estudantes do ensino médio.
As inundações representam uma verdadeira ameaça para as populações, e em épocas de chuvas, e o contato que essa tem com a água contaminada, contribui para a propagação de doenças. O intuito do projeto é a participação ativa dos alunos e a interdisciplinaridade.
Enchentes ocorridas nos últimos anos:
Os estudantes construirão um gráfico com os dados necessários.
Formas sustentáveis de prevenção das enchentes
Os alunos serão orientados pelo professor de geografia no desenvolvimento dessa pesquisa.
Na área de saneamento básico e descarte de lixo
O professor de biologia poderá trabalhar doenças e contaminações decorrentes das inundações, o descarte correto do lixo residencial e comercial (separação e reutilização do lixo orgânico como compostagem para hortas caseiras; onde e como descartar entulhos de construções; como descartar móveis velhos como sofás, colchões, etc., e qual fim dar aos equipamentos tecnológicos ultrapassados).
Na área de Química
O professor de química poderá abordar o tema com pesquisa de campo, ou seja, levar os alunos até o córrego situado na frente do colégio para coleta de dados e amostras para análise físico-químicas, abrindo a discussão sobre a finalidade desse córrego cuja função deveria ser a contenção da água das chuvas, porém o mesmo é utilizado também como local para descarte de lixo químico das industrias da região e dos esgotos residenciais.
Na área da linguagem
O professor de língua portuguesa pode trabalhar a pesquisa e produção de artigos.
Filosofia e Sociologia
O professor de filosofia e sociologia pode trabalhar as mudanças que ocorreram com o crescimento da área urbana, não atendendo as necessidades relativas a esse desenvolvimento principalmente referente ao meio ambiente. Temos o problema do assoreamento dos rios, provocando grandes inundações e transtornos para a população, tudo isso pode ser combatido de uma forma educacional, através de conscientização dos alunos e da própria comunidade, analisando a situação do local, o papel do Estado como elemento essencial para combater essas mudanças que ocorrem com o desenvolvimento de forma totalmente irregular.
Arte (Linguagem visual)
Em Arte através de Charges que relacione o descaso dos políticos e a população que sofre com as inundações pelo crescimento desordenado e a infraestrutura local que não suporta e não acompanha esse crescimento, fazendo com que o aluno compreenda a linguagem empregada para se fazer a crítica.
Matemática (Estatística)
Em matemática será desenvolvida pesquisa sobre a quantidade de umidade da região, o quanto aumenta o nível dos rios quando há chuvas, porcentagem de lixos e destroços jogados nos rios, probabilidade de enchentes mediante a poluição, probabilidade de doenças resultantes das enchentes, como também porcentagem de famílias afetadas com as cheias. Posteriormente serão elaborados gráficos para exposição dos dados coletados.
Língua Estrangeira Moderna
No conteúdo de Língua Inglesa poderiam ser trabalhadas as preposições de lugar: Prepositions of place:“ in front of, under, over, beside, between, over, in, near, below… “ Fazer mapas referentes à localização em que ocorrem as enchentes como por exemplo: “It’s in front of the supermarket”...
História
O bairro da CIC, mais precisamente a vila Vitória Régia, sempre teve histórico de alagamento em virtude de estar localizado em uma área de charco. Os processos de alagamento se intensificaram com o desenvolvimento urbano na região, ou seja, através do loteamento (casas e sobrados) em locais que sempre foram tomadas pelo rio Barigui. Neste sentido, não é o rio que está provocando os transtornos e sim o homem que está ocupando seu espaço.
As autoridades políticas municipais não tiveram a preocupação necessária com as questões ambientais quando destinaram a área para loteamento. Talvez a preocupação com ampliar moradias e impostos tenha sido maior que as sociais.
Os imóveis que antes eram muito valorizados, agora têm seus preços reduzidos fazendo com que seus moradores percam o dinheiro investido.
O aluno deve ser instigado a elaborar pesquisas baseadas em fontes escritas, imagéticas, materiais e orais. Assim poderá melhorar seus conhecimentos referentes ao tema, além de melhorar suas argumentações e tomada de consciência social e urbana.
Como proposta de atividade a sugestão é a produção de charges (algo visual, porém não necessariamente arrojado no desenvolvimento dos desenhos) onde daremos ênfase nos conteúdos da temática apresentada.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Este projeto visa a conscientização do sujeito do ensino médio, para que o mesmo atue na transformação da sociedade, partindo do pressuposto que as atividades são do seu cotidiano, e através da interdisciplinaridade, o ensino apresenta mais significação na realidade do estudante. Quando a teoria se torna prática, o indivíduo desenvolve sua criticidade em todas as áreas do conhecimento. Com isso o discente elabora uma leitura global de mundo. Esse trabalho também visa a participação de todos os professores na preparação do estudante para o mercado de trabalho, visto que o ensino parte do contexto social do sujeito. Portanto é muito importante essa proposta do SISMÉDIO, para a reflexão do aluno e professor.
- Logue-se para poder enviar comentários