Ensino médio e formação humana integral

Relato das atividades do Pacto

No dia 05 de junho de 2014 a área das ciências humanas iniciou as atividades do dia apresentando os vídeos elaborados pelos alunos sobre “A escola de ontem”. Nas semanas antecedentes os alunos do 3° ano foram desafiados a entrevistar e filmar pais, avós, tios ou vizinhos, questionando-os como era a escola e a educação na época em que eles estudaram.  Pessoas que estudaram em diferentes épocas relataram diversos detalhes sobre o desenvolvimento da educação, seja quanto à estrutura e organização da escola, ou quanto aos conteúdos, ao corpo docente, ao transporte, aos materiais utilizados, entre outros. A partir do relato dessas pessoas assistido nos vídeos trazidos pelos alunos, foi possível perceber as mudanças ocorridas no sistema escolar.
Segundo as pessoas entrevistadas, a escola era muito valorizada, apesar das dificuldades enfrentadas para poder estudar. Foram relatadas as longas caminhadas para chegar à escola, pois não havia transporte escolar; as sacolas plásticas utilizadas para levar o pouco material que tinham ou mesmo para se proteger da chuva e do frio ao longo do caminho; as escolas simples ou com estruturas precárias; e também os rígidos castigos e a severidade dos professores, os quais exigiam respeito e silêncio. Muitos queriam estudar, mas não tinham oportunidade, seja devido as dificuldades, seja porque tinham que trabalhar. A maioria estudou até a 4ª ou 5ª série, época em que já tinham 14 ou 15 anos e já precisavam ajudar no trabalho da família. Os homens, em geral, estudaram mais, sendo que as mulheres paravam mais cedo de estudar devido às dificuldades para chegar até a escola. Segundo os relatos, hoje se têm mais oportunidades, mas a sociedade não dá valor à tamanha importância da educação escolar. A participação dos pais na escola era maior, assim como o respeito aos professores. Em muitas escolas, havia apenas um professor, o qual dava aula pra todas as séries e em todas as matérias, além de, muitas vezes, cuidar da merenda e da limpeza da escola. Frequentemente, os próprios professores haviam estudado apenas até a 4ª série. Também foi ressaltada a importância dada as datas comemorativas e ao hino nacional, ambos sempre presentes no cotidiano escolar.
O objetivo de tal atividade foi proporcionar aos alunos e professores um momento de socialização e discussão sobre como era a educação escolar no passado, como ela é hoje, e quais são os desafios e possibilidades de mudanças ainda necessárias para o futuro. Na socialização realizada com os alunos, também foi possível a presença de um dos entrevistados (avó de um aluno), a qual conversou com os alunos e contou sobre seu tempo de escola.

Em seguida, para complementar a análise e discussão sobre o desenvolvimento da educação escolar, assistimos a um vídeo que nos mostrou uma linha do tempo da história da educação no Brasil, desde o descobrimento do Brasil (catequisação dos indígenas pelos jesuítas), passando pela época do Império, da República, do Estado Novo, do Regime Militar até a redemocratização e os dias atuais (a linha do tempo também pode ser encontrada em https://www.youtube.com/watch?v=VoTX8_pPrQE)

No dia 12 de junho de 2014 realizou-se uma atividade de reflexão e ação, aonde, a partir da reconstrução histórica apresentada, buscou-se identificar — individualmente e em grupo — os desafios que permanecem para o ensino médio na realidade brasileira, levantando possibilidades de explicação e solução para eles. Propôs-se a construção de uma árvore para ser exposta na escola, aonde as raízes representaram os desafios, as folhas mostravam as possibilidades de explicação, ou seja, os porquês desses problemas, e os frutos tinham o desafio de trazer soluções de acordo com nossa realidade. Os principais desafios apontados para discussão foram a repetência, o trabalho, a evasão escolar, a falta de incentivo e participação da família, a indisciplina, a desvalorização da educação, o desinteresse, a tecnologia.