Atividade interdisciplinar: Alimentação para uma vida saudável
A alimentação é um dos fatores que possibilita qualidade de vida e permite que o indivíduo previna-se de muitas doenças. O conhecimento de bons hábitos alimentares é determinante para uma opção de vida feliz. Considerando estes fatores e a partir da atividade de reflexão e ação proposta no caderno Ciências da Natureza, o grupo de professores da Escola Estadual de Ensino Médio Vital Brasil, de Cachoeira do Sul, 24ª CRE, planejou um trabalho em que cada área fará o seu papel, sendo que cada professor deverá orientar os alunos para realizar as seguintes atividades:
A Língua Portuguesa dará o chamado "pontapé" inicial e partindo do estudo sobre gênero textual os alunos deverão elaborar um questionário para pesquisar os seus hábitos alimentares.
A Física e a Química, após a tabulação da entrevista, fará a separação e reclassificação dos alimentos.
Na Educação Física o professor orientará os alunos para que eles consigam calcular o gasto energético necessário no percurso de suas casas até a Escola.
A Filosofia e a Sociologia irão propor uma reflexão e debate sobre hábitos alimentares e qualidade de vida, bem como a determinação econômica e cultural na mesa do brasileiro.
A Geografia conduzirá os trabalhos com vistas a obter um mapeamento dos fornecedores dos alimentos para os supermercados da cidade buscando conhecer a qualidade destes produtos.
A História fará um estudo dos hábitos alimentares em nossa sociedade considerando a evolução dos tempos em termos de tecnologias e modos de vida passado e presente.
Na Arte os alunos deverão estudar a influência da cor dos alimentos, análise do marketing nas embalagens e, ainda, a arte na elaboração visual dos pratos.
A Língua Inglesa fará um estudo dos termos (palavras e expressões americanas empregadas nos rótulos dos alimentos)) para o entendimento do que está sendo consumido.
A Língua Espanhola fará um levantamento dos produtos que consumimos importados dos países fronteiriços.
Na Biologia os alunos deverão elaborar cardápios adequados à faixa etária em que se encontram. (elaborar o cardápio para atividade culminante: o almoço na escola.)
A Matemática organizará um almoço na Escola em que os alunos serão os protagonistas da atividade e nessa atividade será feito a pesagem do consumo de alimentos por aluno.