Debatendo os enfrentamentos e conquistas da Educação dentro do Sistema Penitenciário
Penitenciário especialistas na área apresentaram a importância da Educação para o resgate individual de cada pessoa privada de liberdade. A discussão integrou a palestra - EJA e Sistema Penitenciário - debatida no Encontro de Formação Educação em Prisões, nesta quarta-feira (12.06), segundo dia do evento.
Para o professor doutor Luiz Augusto Passos, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o formador deve ter uma postura acolhedora com os estudantes para despertá-lo. “É preciso desconstruir o ser para desenvolver o papel do Educador”. Segundo ele, todos somos menos nosso passado do que aquilo que queremos para o nosso futuro. Na abordagem destacou, a todo o momento, que a privação de liberdade é física não intelectual. “Essas pessoas estão vivas. A fome do ser os mantém resistentes e libertos”, diz Passos.
O professor mestre e agente penitenciário, Rowayne Silva, da Secretaria de Estado Educação é a chave para as pessoas privadas de liberdadeo de Justiça e Direitos Humanos, com base na pesquisa de mestrado elaborada a partir da vivência dentro do Sistema Penitenciário, avaliou que "as ações educacionais devem dar significado ao desenvolvimento humano e intelectual do sujeito em privação de liberdade”. Conforme ele, é preciso que as diferentes instituições envolvidas no processo desenvolvam as políticas públicas com foco na ação educacional libertadora.
O estudante Aguinaldo Ferreira da Silva relatou a experiência da Educação dentro do Sistema Prisional e o quanto ela foi significativa para a reintegração social. Segundo ele, foi por meio da educação que passou a compreender o aprisionamento imposto pela sociedade diante do fato de ter sido um ex-detento. “Muitos profissionais acham que a educação não adianta, mas eu sou um exemplo de que adianta”,disse.
As palestras foram acrescidas de relatos feitos pelos profissionais participantes da formação. De modo geral, compactuaram com a fala do professor Passos, em que disse que cada ser tem dentro de si uma chama que precisa ser oxigenada. A educação, da qual foram privados ao longo da vida, deve desenvolver esse papel.