Divisão do trabalho entre homens e mulheres

CENAS DO BRASIL -  Quantas horas por dia homens e mulheres se dedicam às tarefas domésticas? E aos cuidados com crianças, idosos ou doentes? Quantas horas dedicam aos cuidados pessoais, aos exercícios físicos, ao lazer, à cultura e educação? Essas informações fazem parte de uma pesquisa piloto feita pelo IBGE sobre o Uso do Tempo, inédita no Brasil . Uma parte importante das atividades humanas ainda fica na obscuridade. O trabalho familiar e comunitário, não remunerado, é fundamental para o dia-dia da sociedade e para a diminuição da pobreza e das desigualdades. Qual a importância de dar visibilidade a contribuição das mulheres para o bem estar social e para a economia? Quais os desafios para as políticas públicas para as mulheres e como essa pesquisa pode ajudar? As convidadas para o debate são Tatau Godinho, secretária de Avaliação de Políticas e Autonomia Econômica das Mulheres da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SPM) e Ana Carolina Quirino, oficial de projetos de Promoção de Gênero e Raça no Mundo do Trabalho na OIT no Brasil, Organização Internacional do Trabalho.

Você sabe o que é um Trabalho Produtivo e o Trabalho Reprodutivo?  Quem geralmente ocupa essas formas de trabalho?

Homens que trabalham fora devem ajudar em casa? Mulheres que trabalham fora, devem ajudar nas tarefas domésticas? Quem é mais responsável por realizá-las quando os dois trabalham fora? Existe uma pessoa mais responsável?
Homens são mais capazes de desempenhar os trabalhos nas empresas? Mulheres são mais capazes de desempenhar funções no trabalho doméstico?
Essa realidade está mudando? Como alcançar a igualdade de genero?  Deixe aqui um comentário sobre o que você pensa sobre isso. Dialogue!

 

Fonte:TV NBR