Nos anos que passaram, fizemos o possível, o que acreditávamos que era incrível!
Botes, submarinos, caravelas, castelos, favelas... a novidade é a incapacidade de destruirmos a guerra!
Não mudou o sonho, hora naufragou, ficou a deriva.
Os anos que passaram alimentaram o POEMA!
Poetas, voltaram ao picadeiro, professores ao Mundo Mágico e assim mais um ano de:
ENCANTO, FANTASIA, REALIZAÇÃO, AMOR! É assim que fizemos MAGIA NA EDUCAÇÃO!
- Este trabalho foi planejado visando a melhor qualidade no aprendizado, menos índice de evasão.
- Tornar a escola mais atraente;
- Que o nosso aluno seja um dos veículos para a divulgação do trabalho em educação, com dedicação, estímulo.
- Que seja aprazível vir a escola, pois ela possui um planejamento que do inicio ao fim é adequado (dentro do possível) a realidade deles, desenvolvendo cada item de forma atrativa.
- Teremos dois cíclos: Palestras e Pesquisas de campo.
- Foi elaborado um calendário para desenvolver os ciclos.
- Como queremos participar na construção de uma escola melhor, decidimos nos organizar em horários alternativos para que o nosso planejamento, referente as propostas pedagógicas, inseridas neste ano letivo.
- Houve troca de ideias, onde compartilhamos as aspirações e preocupações, tudo foi esquematizado e foi acoplado o trabalho do Pacto ao Seminário Integrado, com a participação de todas as áreas do conhecimento.
Desenvolvimento do Projeto
- Discussão e debate na sala dos professores, com os mesmos, para a organização deste.
- Foi proposto que fizéssemos:
- Um cenário
- Água benta poderosa (se a gente quer, conseguimos mudar)
- Purificação educacional (precisamos ousar para fazer a diferença)
- Água benta (um elemento da área do conhecimento das ciências)
- Ervas... (da boa! Uma forma de ajudar a produção textual)
- Copinhos (para fazer uso da água e o estudo dos componentes químicos deste).
- Som (ajudar a interpretação e distinguir os diferentes tipos de leitura).
- CDs (músicas trabalhadas de acordo com a proposta inserida)
- Incenso (uma preparação visual e também uma forma de estudar química)
- Odorizante de Ambientes (odorizar o ambiente com o intuito de chamar a atenção do olfato)
- Tapete e almofadas (para dar um ar de aconchego)
- Cartazes espalhando CSAs (para ver que é possível, basta querer)
- Serva da educação (uma professora que estilizada do personagem)
- Pensamentos reflexivos (dois, escritos a giz no quadro porque faz parte do nosso contexto.
LEMA: "Estudar para vencer, crescer para vencer, vencer para viver!"
"Educar é uma forma de AMAR que dignifica a vida".
Segundo passo:
- Conscientização em sala de aula para o desenvolvimento do trabalho com os alunos.
Terceiro passo:
- Acolhida dos alunos na sala de vídeo, feito por turmas (todo o Ensino Médio)
- A serva da educação recebeu os alunos com uma música orquestrada.
- Eles observaram e posteriormente irão fazer a contextualização do evento.
- Foi lido um texto reflexivo, após foi colocada uma música de acordo para a reflexão.
- Foi lido um texto com fundo musical para desempermeabilizar os alunos para ajudá-los em uma reflexão.
- Foi entregue uma folha que faz parte do contexto que abordará as áreas do conhecimento, possibilitando o trabalho.
- Foi trabalho uma música com intervenções que nos levaram a uma reflexão profunda.
- Foi trabalhado uma música, que foi um misto de reflexão e conhecimento na área das ciências da natureza.
Esta é a iniciação de interpretação que abrange todas as áreas.
Homônimos e Parônimos
Figuras de linguagem (hipérboles/exageros cometidos e expressões em espanhol)
- Filosofia e Sociologia (Prefiro, Bombeiros, A Carne), inclusão, exclusão, preconceito e valores.
- Literatura: A interpretação, o Drama.
- Língua Portuguesa: A forma que foi conduzida, o contexto.
- Inglês: Música (Imagine - John Lennon), construção de um mundo melhor.
- Artes e Educação Física: O Cenário
- História e Geografia: A época da escravidão, como era o lugar, a vegetação.
- Biologia: A importância e a valorização da água.
- Química: As embalagens utilizadas (copos, pets, incensos)
- Matemática e Física: O tempo, planejamento de cada atividade (hora, minutos, segundos), a duração do projeto e as etapas.
- Espanhol: Algumas expressões utilizadas em nosso cotidiano