“O trabalho interdisciplinar se apresenta como uma necessidade imperativa pela simples razão de que a parte que isolamos ou arrancamos do contexto original do real para poder ser explicada efetivamente. (...) o trabalho interdisciplinar se apresenta como um problema crucial, tanto na produção do conhecimento quanto nos processos educativos e de ensino”. (Frigotto, 1995, p. 33)
Concluímos o estudo do Caderno IV da Etapa I da Formação de Professores do Ensino Médio (PACTO pelo Fortalecimento do Ensino Médio), realizando uma atividade coletiva que intitulamos “A árvore dos sonhos”.
O Caderno IV tem como tema: Áreas de Conhecimento e Integração Curricular. Por isso, relacionamos a dinâmica desenvolvida com “O PROJETO CURRICULAR E A RELAÇÃO ENTRE OS SUJEITOS”. Abaixo relatamos o desenvolvimento da dinâmica:
Os professores cursistas receberam, cada um, uma imagem de folha, um retângulo representando um tijolo e um retângulo lembrando um pedaço de madeira. Em seguida, eles tinham que escrever em cada “parte” os sonhos, o porquê de não realizar o sonho, e o que a pessoa pode fazer para realizar o sonho.
- FOLHA (verde): escreva ideais, metas, sonhos em relação ao currículo.
- TIJOLO (laranja): “muro das lamentações”, escreva o que impede você de realizar o sonho descrito na FOLHA.
- MADEIRA (amarelo): “escada para o sucesso”, escreva o que posso fazer para superar o “muro das lamentações” e alcançar os sonhos.