A Câmara dos Deputados inaugura hoje (19/02/2014), às 11h30, o Laboratório Hacker. A solenidade terá a participação do presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves. O laboratório é um espaço aberto para programadores e desenvolvedores de informática que trabalham com software livre.
Hoje será dada continuidade ainda às palestras e debates sobre a temática hacker, com a participação de especialistas de todo o País. O evento será realizado das 9h às 19h no Laboratório Hacker, que fica no anexo 2 da Câmara dos Deputados, sala 172.
Ontem, servidores da Câmara se reuniram com dez ativistas hackers de todo o País para estabelecer a competência do laboratório, os objetivos e os projetos para este ano, além do plano de trabalho. Segundo a assistente de coordenação do LabHacker, Maria Raquel Melo, o laboratório pretende ser a ponte entre essas pessoas, os parlamentares e os servidores, para promover ações colaborativas para participação no processo legislativo.
"Normalmente as instituições divulgam e publicam seus dados de acordo com que elas julgam que seja de interesse da população. Nesse outro viés, a população usa esses dados da maneira que acha mais conveniente, da maneira que pode compreender melhor essas informações."
Ouça entrevista com o coordenador do laboratório hacker, Cristiano Ferri.
A criação do laboratório hacker foi aprovada pelo Plenário da Câmara, em dezembro do ano passado, para estimular a participação de cidadãos em projetos de transparência. O laboratório dá continuidade à experiência do Hackathon, a primeira maratona hacker promovida pela Câmara, no ano passado, para o desenvolvimento de aplicativos com o objetivo de aumentar a transparência do trabalho parlamentar e ampliar a compreensão do processo legislativo.
Veja aqui a programação.
Da Redação - DC
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'