Caderno V - DA ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA

Na Escola Estadual de Ensino Médio Wolfram Metzler, em Venâncio Aires, Rio Grande do Sul, o Caderno V foi desenvolvido em dois encontros.

A orientadora de estudo Ivonir Silveira da Rosa convidou integrantes da Direção da Escola, CPM, Conselho Escolar, Grêmio Estudantil e a turma 202 (2º ano do Ensino Médio Politécnico) a fim de possibilitar debates entre os participantes do Pacto do Ensino Médio de acordo com o objetivo descrito no plano que segue:

PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
13 e 14º ENCONTROS

Caderno V - DA ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA

Temática:

Capítulo 4 – O Grêmio Estudantil  e a gestão democrática.
Capítulo 5 – Os desafios da prática: a gestão democrática da escola pública entre o proposto e o realizado

OBJETIVO:
Promover o debate, a partir do referencial teórico do Pacto Pelo Fortalecimento do Ensino Médio com professores do EM, os integrantes do Grêmio Estudantil, Circulo de Pais e Mestres e o Conselho Escolar.

No 13º Encontro foram convidados para participar da atividade coletiva o Conselho Escolar e o CPM e no 14º Encontro os integrantes do Grêmio Estudantil e a turma 202 (2º ano do Ensino Médio).

Atividades Coletivas:
Socialização da atividade - Reflexão e ação do Caderno V, páginas 29 e 30 – Grêmio Estudantil e sua atuação na Escola Estadual de Ensino Médio Wolfram Metzler.

Brincadeira da caixinha de música e fichinha na cadeira com as seguintes perguntas:
1. O que significa CPM?
2. Quem pode fazer parte do CPM?
3.Você já participou do CPM? De que maneira? Passe a pergunta para o colega da direita responder.
4. O que o CPM faz?
5. Quem é a secretária do CPM?
6.  Quem é (o)a presidente do CPM?
7. Você já participou de uma reunião do CPM? O que foi discutido na reunião?
8. A escola existiria sem o CPM? Dê para o colega da esquerda responder.

" width="700" />

Debate sobre a temática proposta no Caderno V a partir de Slides e dos vídeos.

1. Vídeo: Gestão da Escola - Gestão Democrática: teoria e prática
Programa Salto para o Futuro – TV Escola
Reflexão sobre o vídeo

2. Grêmio Estudantil incentiva alunos a aprender e conviver melhor em escola
Secretaria da Educação de São Paulo - Portal  da Educação
Reflexão sobre o vídeo

Em ambos os encontros,  as reflexões e discussões tiveram como foco o processo de participação do CPM, Conselho Escolar, Grêmio Estudantil e representantes de turma, destacando:

- atribuições de cada agremiação e entidade representativa;

- importância da atuação e compromissos com os segmentos que representam;

- envolvimento de cada um no processo de gestão democrática na escola;

- desafios como garantir reuniões periódicas, aumentar o número de participantes e horários;

- reconhecimento dos colegas, respeitando os representantes no Grêmio Estudantil e líderes de turma quando trazem avisos e orientações das reuniões em que participaram. Os colegas que não participaram das reuniões dificultam o processo de passar adiante as informações. (Esse foi o principal problema destacado pela 202).