CADERNO IV – ÁREAS DE CONHECIMENTO E INTEGRAÇÃO CURRICULAR COLÉGIO ESTADUAL PROF. LYSÍMACO FERREIRA DA COSTA – CURITIBA.

Segundo o Programa Nacional de Alimentação Escolar, será considerada EAN(Educação Alimentar Nutriconal)  o conjunto de ações formativas, de prática contínua e permanente, transdisciplinar, intersetorial e multiprofissional que objetiva estimular a adoção voluntária de práticas e escolhas alimentares saudáveis, que colaborem para a aprendizagem, o estado de saúde do escolar e a qualidade de vida do indivíduo.
Para tanto, sugere-se que os docentes das disciplinas de: química, biologia, educação física, arte, língua portuguesa e matemática trabalhem interdisciplinarmente através de vídeos, aulas expositivas, oficinas, trazendo profissionais das áreas de nutrição, educação física, agronomia e chef de cozinha.
Vale ressaltar que dentro dessa atividade interdisciplinar pode-se, ainda, trabalhar o currículo oculto envolvendo as dimensões da formação humana que são citadas no caderno III: trabalho, ciência, tecnologia, cultura. Formando, assim, um cidadão preparado para viver numa sociedade modista e influenciada pelos meios de comunicação.
Com ênfase na alimentação saudável e na promoção da saúde, reconhece-se a escola como um espaço propício à formação de hábitos saudáveis e à construção da cidadania, mas o papel e costumes alimentares da família é fundamental para dar continuidade fazendo com que uma alimentação saudável faça parte do seu cotidiano.
No entanto, não se observa na escola uma prática tão interdisciplinar como cita-se anteriormente, nota-se, na verdade um isolamento curricular.
As disciplinas não devem ser isoladas e fragmentadas, pois o aluno deve ter a oportunidade da compreensão global dos conhecimentos tratados, para que consiga realizar uma análise critica e reflexiva dos assuntos.
  Além de as disciplinas não poderem ser fragmentadas, não se pode esquecer que o aluno não é um “ser isolado” e o que ele traz da sua realidade interfere na sua vida escola.
Conforme é sugerido no caderno IV, o livro “ Cartas a Théo” pode ser contextualizado  das seguintes maneiras: na disciplina de arte em relação a obra,  o artista, ou seja: estudar o processo de criação desde o momento da opção da escolha do material, da onde ele veio, como ele é feito, de que forma será utilizado e aplicado. Em química, pode-se estudar as variedades alotrópicas do carbono. Nas disciplinas de história e geografia pode-se abordar a cultura, localização geográfica fazendo com que o aluno se situe cronologicamente.
Corroborando com essa ideia, a relação estrutural do artista com a natureza e com o meio ambiente em que ele habita é seu veículo para a criação, ou seja, interfere em sua obra. As diferentes técnicas e materiais que são utilizadas em uma obra visual  definem a qualidade e o estilo do artista. O autor sugere que uma evolução tecnológica pode interferir e mudar um conceito cultural.
Ainda conforme sugerido no caderno IV, os cursitas se reuniram em um grupo multidisciplinar e elaborou-se uma problematização :
“O mundo enfrenta a pior epidemia de Ebola da historia com mais de 8300 casos e 4000 mortes registradas na Guiné, Libéria e Serra Leoa de acordo com os dados da OMS. A doença, fatal em case metade dos casos, é um desafio para os médicos e cientistas que tentam combatê-la. Após a manifestação dos sintomas que podem levar entre 2 e 21 dias, a infecção costuma matar em até 10dias.”   (www.veja.abril.com de 10/10/2014)

• Teorias e Conceitos.
Vírus (transmissão, cura, incubação, como age no organismo, sintomas, tratamento, letalidade)
África- Geografia Humana;
Historia e cultura Afro;
Leitura e interpretação de gráficos.

• Áreas do conhecimento.
Biologia;
Geografia;
História;
Matemática.
Química

• Relações entre as disciplinas

Vírus e epidemias; locais do globo que apresentam casos da doença; história do surgimento da doença e história e o modo de vida dos habitantes da África; percentual de casos de doentes.

•  Abordagens interdisciplinares
Para tanto, sugere-se que os docentes das disciplinas citadas anteriormente, trabalhem interdisciplinarmente através de vídeos, aulas expositivas, oficinas, trazendo profissionais como: epidemiologista, infectologista, médico.

Já se tratando da atividade do caderno IV sobre o vídeo: Em busca de Joaquim Venâncio de Evandro Filho e outros (2009): . Existe a possibilidade de fazer o mesmo em nossa escola, através de um resgate histórico da pessoa que dá nome a  nossa escola, trazendo pra atualidade essa figura importante do passado.
Aproveitando o espaço escolar e depois do resgate histórico poderá ser realizado um percurso urbano para observação das imediações do Colégio.
Após a leitura  da notícia publicada num jornal de São Paulo em fevereiro de 2012: Ligações clandestinas causam risco de incêndios, o assunto abordado é um tema que deve gerar preocupação social, pois reflete problemas sócio- econômicos enfrentados por uma parcela da população que vive com recursos limitados, ou reflete ainda uma cultura estabelecida em uma região.
O assunto poderá ser trabalhado sobre diversos eixos, integrando disciplinas de Sociologia, Física, Química, Biologia, Português, no sentido de analisar o problema e buscar soluções para o enfrentamento diário dessa situação.