Percebe-se que a articulação entre as disciplinas acontecem de forma fragmentada, pois os professores não tem disponibilidade para estar se reunindo e realizar o planejamento, visando que as horas atividades são concentradas por disciplinas.
O maior desafio que encontramos para realizar as atividades integradoras com todas as áreas de conhecimento é a falta de tempo e disponibilidade de professores. Temos a hora atividade por áreas, que não são suficientes para preparação de aulas, correções de trabalhos e avaliações.
Para que essas atividades integradoras possam acontecer, se faz necessário articular um horário especifico de “Hora atividade integradora”, para que professores possam dialogar e selecionar assuntos relevantes às Demandas Sócio Educativas.
Ao realizarmos a pesquisa para saber as dificuldades soco educacionais, nos deparamos com o agravante dos preconceitos sofridos quanto a raça, ao gênero e estereótipos, na qual nos proporciona pensar em realizar um projeto integrador.
Conclui-se que, o pacto nos proporcionou refletir sobre a necessidade de trabalharmos com projetos integradores com todas as áreas de conhecimento, mediando assim conhecimentos para um aprendizado com autonomia, interação, conhecimento, procurando assim, solucionar os assuntos relevantes para a vida.