ESCOLA ESTADUAL NOVA UNIÃO
Distrito Ouro Branco, Nova Canaã do Norte-MT
Grupo de estudos da Sede: Berenise Z. Proner, Célia de Moura Bastos, Daniel de Matos, Edilene Pinheiro Augusto, Edinalda L. Sousa Silva, Eliana das M. Fortunato, Elizangela G. de Souza, Lucinei Mafra de Almeida, Marcos Luis do C. leão, Nadiny E. Fischer
Orientadora: Edimara Ana R. Koseko
Atividade: etapa II, caderno III
PLANO DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR
TEMA: Córregos do entorno da Escola
Objetivos:
• Conscientizar os alunos para que possam perceber que a água não deve ser desperdiçada nem poluída;
• Identificar as mudanças que ocorreram nos córregos do Distrito;
• Observar o córrego de onde é feito a captação de água para o consumo do Distrito;
Justificativa
A Educação Ambiental é muito mais do que conscientizar sobre o lixo, a reciclagem e a poluição. É trabalhar situações que possibilitem a comunidade escolar pensar propostas de intervenção na realidade que nos cerca. Ela será o elo entre todas as disciplinas que favorecerá a valorização da vida e, consequentemente da água.
Estratégias
• Visitar e produzir acervo fotográfico dos córregos que cortam o Distrito;
• Fazer entrevistas com moradores antigos e conhecedores da região (conversas, fotos antigas);
• Fazer levantamento sobre a mata ciliar presente nos córregos;
• Fazer levantamento das atividades econômicas desenvolvidas nos entornos dos córregos;
• Pesquisar sobre a lei das águas;
• Pesquisar sobre a quantidade ideal de produto utilizado no processo de purificação da água, prevendo as consequências do excesso ou a falta do mesmo;
• Palestras sobre mata ciliar e preservação de nascentes;
Responsabilidades
Professora de História, Eliana: Coleta de dados e memórias historiográficas dos dois córregos que cortam o Distrito;
Professoras de Língua Portuguesa: Nadiny, Edinalda e Elizângela: construção das memórias;
Professores de Geografia, Matemática e Biologia: Berenise, Edilene e Lucinei: visita in loco( córregos que cortam o Distrito: captação de água e desvio do córrego) e sistematização de dados;
Professores de Matemática e Ed. Física: marcos e Daniel: Mapa da vila, e levantar a quantidade de pessoas que têm semi-artesiano ou água encanada;
Professor Lucinei e Profª Edilene: Química/biologia: qualidade da água dos poços e água encanada;
Professora Célia: Sociologia: sistematização de dados e imagens;
OBSERVAÇÃO: A visita ao local de captação e tratamento de água será realizada com os alunos do vespertino e a coleta de dados sobre as transformações ocorridas nos córregos pelos alunos do noturno;
Conclusão
A partir dos dados levantados os alunos poderão apresentar questionamentos e análises da qualidade da água consumida no Distrito, bem como toda à transformação ocorrida nos córregos que o cercam devido às atividades econômicas desenvolvidas no seu entorno, ocorrendo à interação e troca de informações entre os alunos do vespertino e noturno.