Trabalho

Jovens e Mercado de TrabalhoA preparação para o mercado de trabalho é um incentivo para você estudar?

Material para o Professor

Material para o Aluno

Comments

imagem de Juliana Batista dos Reis

Síntese das discussões em Brasília

Oi, pessoal!

Em cada um dos temas discutidos em grupos de jovens participantes do Parlamento Juvenil em Brasília, entre 14 e 16 de setembro, disponibilizo a síntese das discussões, ok? Continuamos em diálogo...

 

JOVENS E TRABALHO




Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif";} /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif";}




Dificuldades:

  • Gravidez precoce, que reduz possibilidades de formação e inserção das meninas no mercado profissional;
  • Entrada e permanência no ensino médio;
  • Trabalho precoce, que dificulta a vida escolar e reduz oportunidades de trabalho;
  • Pressão para trabalhar por questão financeira expulsa jovem do ensino médio e o empurra para o subemprego;
  • Jovens que trabalham chegam na escola cansados e fazem das suas carteiras travesseiros;
  • Ausência de orientação profissional adequada, que fomente o empreendedorismo;
  • Material defasado nas escolas – livros muito antigos, descontextualizados em relação ao mundo do trabalho na atualidade;
  • Falta de recursos técnicos, compatíveis com as exigências do mercado e/ou má utilização dos recursos existentes (laboratórios de informática fechados ou sem manutenção, por exemplo);
  • Ensino técnico alienante, que não promove inovação e busca de soluções dos problemas locais;
  • Falta de patrocínio das empresas privadas em parceria com o governo. Isso se reflete, por exemplo, na falta de aplicação da Lei do Aprendiz;
  • Empresas requerem dos estudantes uma carga de trabalho como a de um funcionário regular;
  • Ensino médio muitas vezes não prepara jovem para o mundo do trabalho;
  • Ensino médio muitas vezes não prepara o jovem para o ensino superior;
  • Ensino técnico está fragilizado, que não prepara o jovem para que ocupe posições superiores.

 

 

Propostas:

  • Qualificar os professores para que saibam identificar e suprir as dificuldades dos alunos e utilizar recursos criativos;
  • Formação correta de uma coordenação pedagógica, com assistente social, psicóloga;
  • Efetivação de disciplinas que expliquem temas ligados à cidadania, como sociologia;
  • Transparência para que projetos governamentais sejam aplicados nas escolas;
  • Melhorar infra-estrutura física e organizacional das escolas, garantindo a presença do técnico de informática, laboratorista e atualização de materiais didáticos.
  • Ensino médio deve ser ligado a políticas de transferência de renda. Jovens com baixo poder aquisitivo migram precocemente para o mundo do trabalho. Ensino técnico pode promover mudança na situação de renda.
  • Economia solidária – em parceria com instituições da sociedade civil.
  • Criação de um banco de dados de jovens, visando colocá-los no mundo do trabalho
  • Democratização do acesso ao Sistema S (SENAI, SENAC...), juntamente com o FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador);
  • Ensino médio de qualidade e que promova o estudante-cidadão a partir da orientação profissional que gera emprego e autonomia;
  • Promover na escola projetos que tragam novas experiências para que os jovens se preparem para o trabalho;
  • Escola deve ser prazerosa, com conteúdos úteis para a vida;
  • Fazer lei 11788/2008 funcionar (Lei do estágio).