Inclusão

InclusãoComo tornar a escola interessante para todos, visto que, em uma mesma escola, existem alunos com diferentes perfis e interesses?

Material para o Professor

Material para o Aluno

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imagem de Erilson Santiago

Inclusão Social

 É necessário que a escola se torne um ambiente de respeito mútuo. Esse comportamento tem que ser ensinado e aprendido. Mesmo que os alunos não tenham essa prática em suas residências, é de grande importância que a escola inclua em seu currículo a disciplina de "bons modos", se assim podemos dizer, ou seja, ensine e cobre do aluno as boas maneiras essenciais à sobrevivência e adequação à ambientes sociais. Coisa que com o passar dos tempos foi sendo esquecida na Educação. No nosso caso, em Fortaleza, temos um projeto que poderá dar um passo em direção a essa nova realidade que sonhamos na escola pública. Futuramente, debateremos mais sobre esse assunto.

 

Prof. Erilson Santiago

Participante do Ceará no Parlamento Juvenil Mercosul

imagem de edu da silva costa

Inclusão Social

Em cada região do Brasil temos uma realidade diferente, portanto as mudanças devem ser feitas em cima de cada realidade, pois a escola da zona rural não é a mesma da zona urbana, assim como não é a mesma da escola indígena e da escola quilombola.

Embora cada escola tenha uma realidade, todas tem os mesmos direitos e deveres, porém isso não acontece de fato, pois algumas ficam mais excluídas.

Outro ponto que interessante ressaltar é a evasão escolar, que tem se mostrado como uma grande vilã. Em primeiro lugar temos que observar que a maioria dos estudantes que abandonam a escola são de baixa renda, em segundo lugar boa parte deixar a escola para trabalhar, outra parte deixa a escola por ela ser chata, usar um método ultrapassado.

Uma das soluções seria mudar o método de ensino usado nas escolas, ou seja que o professor use uma didática diferente, recursos tecnológicos, projetos, de modo que a escola seja uma geradora de conteúdo, onde o aluno seja capaz que criar, inovar e mudar.

Um exemplo prático seria: Fazer um transmissor de Rádio na aula de Física.

 

 

imagem de Juliana Batista dos Reis

Síntese das discussões em Brasília




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Oi, pessoal!

Em cada um dos temas discutidos em grupos de jovens participantes do Parlamento Juvenil em Brasília, entre 14 e 16 de setembro, disponibilizo a síntese das discussões, ok? Continuamos em diálogo...

Dificuldades:

  • Exclusão de estudantes com deficiência e/ou problemas familiares;
  • Falta de formação dos profissionais de educação para promover a inclusão;
  • Falta de infra-estrutura e material adequados nas escolas. Os professores não podem realizar atividades diferentes sem material e apoio do governo, particularmente nas escolas do interior;
  • Conformismo da comunidade escolar/falta de participação dos pais na escola
  • Excesso de alunos em sala de aula;
  •  Insegurança dos estudantes e professores com relação à violência na escola e na comunidade;
  • Falta de sensibilidade e de mecanismos que estimulem a convivência da diversidade entre as pessoas. A metodologia de trabalho na escola é excludente.
  • Falta de comunicação;
  • Falta de participação dos pais na vida escolar.

 

 

Propostas:

  • Participação ativa do aluno em projetos educativos oferecidos pela escola;
  • Grupos de estudo para compreensão das diversidades e incentivo à monitoria;
  • Formação de professores para lidar com dificuldades dos estudantes;
  • Proatividade dos estudantes para mobilizar seus colegas, professores e diretores em relação as suas necessidades na escola;
  • Formação de um conselho participativo escola-comunidade. A escola não se restringe ao espaço escolar. Temos que pensar em políticas públicas para o espaço escolar e a comunidade.  O conselho participativo também soluciona a falta de participação dos pais na vida escolar;
  • Política pública de segurança: união da escola, comunidade e polícia. Reivindicação de ações da polícia, como ronda escolar, que pode se aproximar da escola, dar palestras recursos. Isso é, política pública de segurança – toda a comunidade lutando contra a insegurança no bairro e entorno;
  • Participação protagonista – utilizar espaços de diálogo com governantes;
  • Salas de aula com 30 alunos, no máximo.