Inclusão
Como tornar a escola interessante para todos, visto que, em uma mesma escola, existem alunos com diferentes perfis e interesses?
- Logue-se para poder enviar comentários
Coordenação do Portal
Feito em parceria pela Rede de universidades EMdiálogo
UFF, UFMG, UFPA, UFAM, UFSM, UnB, UFPR, UFRN, UFSCar/Campus Sorocaba, UFG/Campus Catalão
Comments
Inclusão Social
É necessário que a escola se torne um ambiente de respeito mútuo. Esse comportamento tem que ser ensinado e aprendido. Mesmo que os alunos não tenham essa prática em suas residências, é de grande importância que a escola inclua em seu currículo a disciplina de "bons modos", se assim podemos dizer, ou seja, ensine e cobre do aluno as boas maneiras essenciais à sobrevivência e adequação à ambientes sociais. Coisa que com o passar dos tempos foi sendo esquecida na Educação. No nosso caso, em Fortaleza, temos um projeto que poderá dar um passo em direção a essa nova realidade que sonhamos na escola pública. Futuramente, debateremos mais sobre esse assunto.
Prof. Erilson Santiago
Participante do Ceará no Parlamento Juvenil Mercosul
Inclusão Social
Em cada região do Brasil temos uma realidade diferente, portanto as mudanças devem ser feitas em cima de cada realidade, pois a escola da zona rural não é a mesma da zona urbana, assim como não é a mesma da escola indígena e da escola quilombola.
Embora cada escola tenha uma realidade, todas tem os mesmos direitos e deveres, porém isso não acontece de fato, pois algumas ficam mais excluídas.
Outro ponto que interessante ressaltar é a evasão escolar, que tem se mostrado como uma grande vilã. Em primeiro lugar temos que observar que a maioria dos estudantes que abandonam a escola são de baixa renda, em segundo lugar boa parte deixar a escola para trabalhar, outra parte deixa a escola por ela ser chata, usar um método ultrapassado.
Uma das soluções seria mudar o método de ensino usado nas escolas, ou seja que o professor use uma didática diferente, recursos tecnológicos, projetos, de modo que a escola seja uma geradora de conteúdo, onde o aluno seja capaz que criar, inovar e mudar.
Um exemplo prático seria: Fazer um transmissor de Rádio na aula de Física.
Síntese das discussões em Brasília
Oi, pessoal!
Em cada um dos temas discutidos em grupos de jovens participantes do Parlamento Juvenil em Brasília, entre 14 e 16 de setembro, disponibilizo a síntese das discussões, ok? Continuamos em diálogo...
Dificuldades:
Propostas: