Participação e Cidadania

 

Participação e Cidadania

 Você tem espaços de participação na sua escola? 

Material para o Professor 

Material para o Aluno

 

 

Comments

imagem de lucas

em dialogo

como participar do emdialogo?

imagem de Liliane Oliveira Palhares da Silva

Resposta ao Lucas

Olá Lucas,

Que bom que você disponha participar. O que nós queremos é criar uma rede de interatividade e contruir um portal com a ajuda de todos. Que tal enviar um video, fotos ou algum matéria para nós no nosso e-mail? ( emdialogo@gmail.com)

Você também pode fazer o cadastro para se tornar um membro e participar dos foruns!!!

 

Abraços,

Lili Palhares e Marcos Antônio

imagem de Visitante

Cadastro

 Caros amigos do EM DIÁLOGO,

Saudações.

Sou um dos parlamentares juvenis eleitos, representante do Piauí.

Meu nome é Igor Torres, tenho 17 anos e ouvi mais a respeito deste website no Encontro de seleção nacional do PJM. Mas, embora já tenha tentado por várias vezes, não consigo me cadastrar no site, algumas caixas ficam "em contorno vermelho" (como nome do usuário, e-mail e estado) depois que as preencho. E já percebi que não recebo o e-mail de confirmação.

Se alguém puder me ajudar, ficarei muito grato.

Um abraço para todos que fazem este portal tão dinâmico e JUVENIL.

Em especial, para os que participaram da seleção do PJM em Brasília.

Igor Torres.

imagem de Juliana Batista dos Reis

Síntese das discussões em Brasília

 

Oi, pessoal!

Em cada um dos temas discutidos em grupos de jovens participantes do Parlamento Juvenil em Brasília, entre 14 e 16 de setembro, disponibilizo a síntese das discussões, ok? Continuamos em diálogo...

 

PARTICIPAÇÃO CIDADÃ DOS JOVENS




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Dificuldades:

  • Jovens não conseguem avançar no diálogo com a direção da escola no que diz respeito as suas reivindicações;
  • Professores sem motivação para dar aula;
  • Dificuldade de inclusão por preconceito nas escolas em relação à raça, religião, deficiência;
  • Falta de projetos sociais na escola, que podem contribuir para combater drogas e criminalidade;
  • Falta de participação do jovem na definição do sistema de avaliação;
  • Falta de disponibilidade dos professores;
  • Falta de comunicação sobre projetos de juventude na mídia.

 

 

Propostas:

  • Efetivação dos grêmios estudantis nas escolas;
  • Planos de carreira para professores com aumento de salário e crescimento em sua profissão, para que estejam motivados nas aulas e no incentivo à participação dos estudantes;
  • Equipe de assistência aos estudantes – psicólogos, orientadores educacionais
  • Valorização cultural na escola – valorização da cultura do seu estado;
  • Políticas governamentais – unificação do ensino nos estados para que alunos tenham o mesmo conteúdo quando se deslocam, sem ferir o respeito à diversidade cultural;
  • Estruturação do sistema educacional;
  • Professores devem divulgar direitos dos adolescentes em sala de aula. Espaços nas mídias;
  • Ter conhecimento sobre regimento escolar. Alunos muitas vezes não conhecem normas da escola;
  • Trabalhar temas ligados a políticas públicas nas escolas, incentivando alunos a se interessarem sobre o assunto;
  • Projetos de conscientização para alunos sobre uso de drogas, sexualidade, etc.
  • Ensino de sociologia e direitos dos jovens (ECA, Direitos Humanos, Constituição Brasileira, etc);
  • Criação de projetos ambientais, como por exemplo, projetos com foco em RRR (Reciclar, Reduzir, Reutilizar) e criação de hortas escolares;
  • Criação de projetos culturais;
  • Divulgação dos direitos por parte dos docentes;
  • Políticas governamentais de auxílio aos estudantes;
  • Criação de escolas profissionalizantes integradas ao ensino médio para promover qualificação profissional;
  • Ampliação do tempo de planejamento escolar, com envolvimento de professores e alunos;
  • Parceria com universidades;
  • Projetos de participação dos estudantes na mídia;
  • Estágios.
  • Plano de carreira para professores, aumento do salário e capacitação.