Aluno e diretora do Centro Socioeducativo de Cuiabá, falam sobre os projetos pedagógicos desenvolvidos pela escola.

Fala de um aluno, que cumpre medida socioeducativa de privação de liberdade. Diz " Quando eu estou envolvido no evento para mim é muito bom, pois me distrai e permite voltar no passado quando eu brincava com os colegas, brincadeiras inocentes de criança. Eu adoro interpretar, fazer artesanato, pintura e recreação. Para mim tudo isso funciona como terapia, que eu tenho nesse lugar, que me fez esquecer um pouco dos dias que ainda tenho para cumprir. E quando a escola me chama para um projeto eu to dentro".

P.A (Aluno do Estágio Intermediário)

Fala da diretora do Centro Socioeducativo de Cuiabá-MT. " Em 2012 tivemos a felicidade de ter como parceira, de forma incondicional, a E. E. Meninos do Futuro, por meio da SEDUC, pois tem proporcionado aos nossos adolescentes atividades que levam à reflexão de seus atos. O diretor professor Anísio José Guimarães e sua equipe são incansáveis na busca de projetos que, dentro da execusão das medidas socioeducativas, são de extrema impotância para o crescimento intelectual do adolescente, tornando-o capaz de exercer sua cidadania de forma plena, tendo na educação o pilar para um novo projeto de vida. Desenvolver, descobrir a capacidade por intermediárioda educação é a melhor metodologia  que a E.E.Meninos do Futuro poderia adotar, haja vista que nossos adolescentes têm grande potencial que por muitas vezes foram engolidos pelas mazelas que enfrentam na rua, numa sociedade capitalista e injusta. Por muitas vezes foram surpreendidos pelas capacidades de criar e reproduzir o que lhes foi colocado em sala de aula. A educação tem sido o diferencial, por meio da qual trabalhamos conceitos primordiais para que eles reflitam sobre sua vida, como por exemplo, respeito, amor ao próximo, limites e cidadania"

Maria Giselda da Silva (Diretora do Centro socioeducativo de Cuiabá/MT)