Aluna de 'Diário de Classe' processa candidato em SC

A família de Isadora Faber, 13, estudante que ficou conhecida com o "Diário de Classe" criado na internet para apontar problemas em sua escola, entrou na Justiça contra o PSD, partido do candidato à Prefeitura de Florianópolis, Cesar Souza Júnior.

A ação é pelo uso indevido de imagem da adolescente.

No primeiro turno das eleições, a campanha de Cesar Jr. exibiu no horário eleitoral imagens da página da estudante no Facebook, da escola municipal Maria Tomázia Coelho e de reportagens em jornais impressos sobre as críticas feitas por Isadora.

A produtora de vídeos Mel Faber, 45, mãe da estudante, diz que o início da campanha coincidiu com as denúncias da filha, mas que não houve motivação política.

"Na época o pessoal da campanha do César me ligou três vezes pedindo que a Isadora participasse do programa eleitoral dele, mas nós recusamos. E mesmo assim usaram as imagens", afirma.

Alvarlio Kurossu/Agência RBS/Folhapress Isadora Faber criou página no Facebook para denunciar problemas em sua escola

Em um comunicado ontem, o comitê de campanha diz que em nenhum momento foi utilizado o nome da estudante e que "se restringiu em reproduzir apenas e tão somente o teor das denúncias e a repercussão do caso na imprensa local, estadual, nacional e internacional".

A assessoria de imprensa do candidato diz que foram tomados todos os cuidados para evitar a exposição, inclusive borrar a imagem de Isadora na página do Facebook e que apenas repercutiu denúncias públicas.

A mãe da estudante afirma que todos sabiam que se tratava de Isadora, e, nas imagens de jornais que traziam reportagens sobre o assunto, aparecia o rosto da filha.

A polêmica já havia sido repercutida na própria página do Facebook. No dia 31 de agosto, logo após a exibição de seu "Diário de Classe" no programa eleitoral, os pais da estudante gravaram um vídeo afirmando que as atitudes da filha não tinham objetivo partidário.

imagem de Andréa Queiroz

Diário de Classe. Isadora informa :

"Quero esclarecer a muitos que estão me perguntando o seguinte: Eu não estou apoiando nenhuma candidatura a Prefeito. Tem um candidato que usou minha imagem e imagens do Diário SEM MINHA AUTORIZAÇÃO. A equipe dele entrou em contato várias vezes com meus pais e eles sempre negaram minha participação e o uso das imagens, não só pra ele, mas pra todos os candidatos. Mesmo assim, ele usou as imagens no horário eleitoral e colocou no site da campanha dele. No mesmo dia que apareceu no horário eleitoral, meus pais gravaram um vídeo explicando nossa posição, esta publicado aqui, no dia 31 de agosto. Quero dizer que este candidato e seu partido estão sendo processados pela minha família. Acho que atitudes como essa demonstram bem o caráter (ou falta de caráter) desse candidato. Este candidato chama-se CÉSAR SOUZA JR e nunca entrou em contato conosco, nem sequer para se explicar."

____________________________________________________________________________________________

É muita cara de pau para um único período eleitoral. Não é?

imagem de Diogo Cassiano Fernandes

e eu torço para q vc vença

e eu torço para q vc vença este processo ^^

imagem de Altemar di Monteiro

Isso foi muito comum nesse

Isso foi muito comum nesse processo eleitoral como um todo. Aqui em Fortaleza, apos a definição do primeiro turno, foi uma briga entre os dois candidatos eleitos para o segundo, em relação ao apoio dos derrotados. Houve manipulação de informações, colagem de depoimentos, utilização de denuncias sem autorização, valia tudo!...

Tudo isso só nos prova, dia a dia, que IMAGEM É TUDO. É incrivel perceber como se vende, compra, comercializa, negocia qualquer coisa na mídia... De uma hora pra outra, um sujeito qualquer, que nunca foi visto em espaços publicos da cidade, pode ser tornar prefeito ou prefeita. Basta uma boa assessoria de imprensa e marketing. Onde está o erro? Tudo se vende e nós estamos comprando tudo.

imagem de Denise Gisele de Britto Damasco

A imagem não pode ser usada indevidamente

Espero que a estudante tenha sucesso nesse processo. É um absurdo que coisas desta maneira continuem acontecendo. Ainda bem que temos as redes sociais para poder denunciar, participar, conhecer e por que não dizer, mudar a realidade diante de nós.