Sete dias de ciência

Semana Nacional de C&T começa em todo o país com atividades para divulgar o conhecimento científico e a sustentabilidade.

Peças de teatro, palestras, experimentos e lançamento de foguetes são algumas das quase 18 mil atividades relacionadas à ciência que começaram a ser realizadas ontem (15/10) em todas as regiões do Brasil e vão ocorrer até o dia 21 de outubro. É a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia marcando presença em 534 cidades do país.

Organizado desde 2004 pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCT&I), o evento mobiliza universidades, instituições de pesquisa, escolas, empresas públicas e privadas, governos e entidades da sociedade civil para divulgar ciência. O tema da edição atual é ‘Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza’, inspirado nas discussões da Rio+20. Para simbolizá-lo, o logotipo adotado foi o ‘triângulo de Penrose’, objeto considerado impossível.

“Escolhemos esse logo para mostrar o desafio que é conciliar essas três questões”, explica o físico Ildeu Moreira, coordenador nacional da semana de C&T. “São três elementos imprescindíveis de se articular para construir uma sociedade sustentável. Por uma determinada perspectiva, é uma tarefa impossível, mas torna-se possível se trouxermos novos olhares para a questão.”

Na edição deste ano, Amazonas é o estado que vai oferecer mais atividades para o público, em todos os seus municípios. Uma das atrações é o Observatório Solar Indígena, projeto do Museu da Amazônia que será realizado em São Gabriel da Cachoeira, a 852 quilômetros de Manaus, exatamente sobre a linha do Equador.No local, que começou a ser preparado no início do mês, o visitante vai poder observar o movimento de constelações de diversas etnias indígenas. Também serão realizadas apresentações culturais indígenas e atividades de monitoramento do clima por meio de uma estação meteorológica.

Na região Nordeste, em Pernambuco, destaca-se a exposição NanoExplora, no Espaço Ciência, em Olinda, onde o público terá a chance de olhar imagens feitas por um microscópio de tunelamento, que aumenta os objetos em até um bilhão de vezes e permite ver seus átomos. Outra atração para os pernambucanos é um giroscópio em forma da molécula de fulereno que tem uma cadeira central para que o visitante gire de ponta-cabeça.

Em São Paulo, a Universidade de São Paulo (USP) abre o seu Museu de Ciências com atividades que encantam principalmente as crianças. Lá será possível conhecer animais peçonhentos, como cobras, aranhas e escorpiões; participar de uma oficina de fotografia pinhole, feita apenas com uma lata furada; fazer observações do Sol; assistir a uma palestra sobre os planetas e passear por uma gruta em realidade virtual 3D.

O interior do Rio de Janeiro vai receber a 4ª edição da Jornada de Foguetes, organizada pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Em Barra do Piraí, cerca de 500 estudantes de diversas regiões do país vão lançar foguetes feitos de garrafas PET e impulsionados pela clássica mistura de vinagre e fermento.

Na capital fluminense, mais atividades serão promovidas em seus principais centros de divulgação científica, como o Museu Nacional, o Jardim Botânico, o Planetário e o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast).

A semana de C&T conta ainda com a já tradicional mostra de vídeos Ver Ciência, que exibe produções nacionais de canais como Globonews, Futura, TV Brasil e SBT, além de programas, curtas e documentários sobre ciência de vários países.