Uma escola, uma menina de 13 anos, uma página do Facebook e milhares de fãs.

Essa é uma das faces da mídia que pode ser usada para denúncias,para escancarar o que a mídia televisiva não mostra.

____________________________________________________________________________________________________________

Se tentar criar uma relação entre o uso do Facebook e a educação, é bem provável que pense na imagem do aluno curtindo imagens engraçadas em horário de aula, divertindo seus colegas e infernizando a vida do pobre professor de matemática que disputa a atenção com a rede social.

Mas para Isadora Faber, a história é outra. Isadora está no sétimo ano de sua escola, localizada em Santa Catarina. Assim como todos os seus colegas, convive diariamente com os problemas que já se tornaram corriqueiros na maioria das escolas públicas do páis: carteiras quebradas, ventiladores que não funcionam, portas sem fechaduras, e por aí vai.

Provavelmente a maioria dos estudantes da escola municipal Maria Tomázio Coelho se sentem incomodados com isso, assim como Isadora. Mas ela foi além do “sentir-se”. Ela agiu.

Como?
Em julho de 2012, Isadora criou uma página no Facebook, o Diário de Classe, cujo objetivo era informar os problemas que convivia diariamente e cobrar mudanças. Na página, ela mostra de perto os problemas que muitos alunos enfrentam, e faz-nos refletir em como a educação pública no Brasil é carente de manutenção e infra-estrutura.

A ideia foi tão boa e deu tão certo que se tornou uma espécie de viral. Para se ter ideia, desde que comecei a escrever esse texto até esta linha, mais de 500 pessoas se tornaram fãs da página, que no momento beira os 20 mil.

Para quem pensa que o jovem brasileiro só sabe usar o Facebook para curtir besteira e bater papo, a jovem Isadora mostra o contrário.

Na descrição de sua página, Isadora diz que quer o melhor não só para ela, mas pra todos. E já está conseguindo. A repercussão da página já beneficiou a escola de algumas formas. É mais uma prova de como é possível usar redes sociais como o Facebook para o bem coletivo.

Que o exemplo de Isadora sirva de exemplo para qualquer cidadão que queira se expressar. A internet é muito mais do que tirinhas, memes ou piadinhas. É possível literalmente mudar o mundo. Pelo menos o seu mundo.

Parabéns Isadora.

imagem de Michel Montandon de Oliveira

Link para Face...

Opa! E qual é o link para o Facebook da Isabela?

imagem de Simone Brichta

Segue o link da Isadora no facebook

imagem de Aline Ferreira

Fantástico!

Tentaram intimidar as ações da menina, chamando a mãe na escola, ameaçando e dizendo que ela poderia ser presa por deixar sua filhar fazer "essas coisas" internet. Como se não soubéssemos dos nossos direitos. Liberdade de expressão! A internet como um espaço democrático de opinião, reivindicações... e que mais vier!

imagem de lucas_pepper

Hoje em dia o Facebook dela

Hoje em dia o Facebook dela não serve apenas para reclamações de sua escola, mas diversas pessoas mandam as suas tambem!

imagem de Patrícia Spíndola Cutrim de Sena

Muito Legal a iniciativa e a coragem de Isadora.

Precisamos aprender a usar a Linguagem das Redes Sociais como ferramenta para acessar os jovens.

Aqui no Centro de Ensino Médio 03 do Gama estamos tentando usar a internet como forma de comunicação e incentivo ao aprendizado. Temos um site www.cem03dogama.com.br  com informações sobre exercícios, gabaritos de provas e links interessantes. E um FB com informações sobre Oportunidades para Alunos de Ensino Médio, com vagas para cursos, Vestibulares, estágios. http://www.facebook.com/patryciaoe

imagem de Denise Gisele de Britto Damasco

Uma belíssima experiência a gente vê na escola CEM 03 do Gama -

Oi Patrícia,

Gostaria de te parabenizar pela sua iniciativa de dinamizar a interaçao com seus/suas jovens estudantes por meio do FB. parabéns mesmo! Muito importante esse contato e apoio aos/as estudantes.

Conte um pouco ou peça para os Professores Renato e também o Professor João relatarem suas experiencias aqui no Portal! Temos muito o que mostrar de nosso grande DF.

Achei muito legal a experiencia chamada "Caixa de textos" do professor João.

Parabéns!!!

E seus alunos/as, anime-os/as para entrar também no Portal! Tenho certeza que eles vão curtir demais!

Abraços, Denise