Papo sobre trabalho: As neves do Kilimanjaro

Um dos grandes desafios do meu trabalho é encontrar novos materiais e insumos que deem pistas para diálogos bacanas sobre o mundo do trabalho. Com filmes não é diferente. O clássico Tempos Modernos, de Charles Chaplin, continua uma produção bacanérrima, mas, no ensino médio, muitos estudantes, felizmente, já conhecem a produção e, em alguns casos, na escola, a produção foi abordada por mais de um professor. Bom... para quem tem problemas como o meu, segue uma sugestão: As neves de Kilimanjaro.

Confesso que sai chorando horrores do cinema. A sinopse é mais ou menos a seguinte: líder sindical, Michel não precisaria participar do sorteio que escolheria 20 pessoas a serem demitidas, mas ficar de fora não condizia com sua postura ética. Assim, evitando o privilegio, Michel acaba sendo demitido. Como se estivesse aposentado, ele segue a vida tranquilamente se dedicando mais a esposa, filhos e netos. Porém, essa tranqüilidade será abalada quando ele e a esposa se tornam vítimas de um assalto brutal. Pior que a agressão é o choque ao descobrir que o autor do crime era um jovem colega de trabalho que, desempregado como ele, passa por necessidades.

Fiquei procurando colegas que já tivessem assistido ao filme e as possições foram as mesmas. É um bom filme para pensar sobre as mudanças no mundo do trabalho, a relação entre as gerações de trabalhadores, os laços de solidariedade possíveis num mundo cada vez mais individualista. Enfim... prato cheio para quem quer fazer um papo cabeça com jovens sobre o mundo do trabalho.

imagem de Jaquelinne Alcantara Soares

Mundo do trabalho

Fiquei curiosa para ver este filme!

O assunto precisa de muito debate e reflexão dos jovens.

Alô, Galera!!!!!!!!!!!!

O capitalismo, vocês sabem o que é?

Esta estrutura financeira na qual o mundo esta dependente faz bem para humanidade?

Está certo poucos com muito e muitos com pouco?!

Você acha que o trabalho é uma obrigação e  uma chatisse ou ele é fonte de crescimento do homem como um ser pensante, trazendo contribuições para a vida em sociedade e realizações pessoais para os sujeitos?

Pensem, pensem, pensem!

É ano de eleição, pessoal. Muito cuidado com nossas escolhas, pois estaremos alimentando um círculo vicioso!

Devemos ser livres para escolher mas temos a obrigação de analisar as propostas que ajudem a torna nosso mundo mais justo e pacífico.

Por favor, não confundam minha reflexão com propoganda mas sim com um papo cabeça.

Um abraço fraterno.

Vote neste Comentário