Capacitação em Horticultura será ministrada para adolescentes internos em Cuiabá

                                                                               COMPLEXO POMERI

                         Capacitação em Horticultura será ministrada para adolescentes internos em Cuiabá

OLIVIA PIRES

Assessoria/Sejudh-MT

              Adolescentes da internação provisória da unidade socioeducativa de Cuiabá vão receber capacitação em horticultura. Os equipamentos e a matéria prima necessária ao aprendizado foram doados pela Fundação André Maggi. Pulverizador, regador, sementeira, tela, pá, enxada, adubo, fertilizante e sementes de verduras e legumes chegaram na unidade na última sexta-feira (03.07)

 Durante a entrega dos materiais Maria Giselda da Silva, diretora da unidade, destacou que pela segunda vez neste ano a unidade era agraciada com a parceria da Fundação. “Acredito que isso é fruto da credibilidade do nosso trabalho”, disse emocionada.

Ela lembrou que no primeiro semestre de 2012, a Fundação foi parceira do curso de  em bijouterias oferecido para a ala feminina. O curso capacitou nove adolescentes que vislumbraram o retorno financeiro da atividade já no encerramento do curso, ocasião em que as peças foram comercializadas e parte do lucro alcançado foi investido na continuidade do empreendimento.     

A diretora agradeceu a parceria da Fundação em mais um projeto e explicou que a capacitação em horticultura contará com a participação da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e da Empresa Matogrossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer). 

Maria Giselda destacou a colaboração dos servidores, agentes orientadores, técnicos do Socioeducativo e ainda dos servidores do quadro funcional da Seduc e afirmou que todos são grandes colaboradores nos projetos desenvolvidos com os adolescentes. “Eles vão além da obrigação profissional”, ressaltou a diretora.   

Representado a Fundação André Maggi, Larisa Valério e Kise Costa compareceram na entrega dos materiais da Hortucultura. De acordo com elas, a Fundação está satisfeita com os resultados registrados no curso de bijouteria. “Acompanhamos a execução de todos os projetos que apoiamos e ao final fazemos avaliações. Temos certeza que ocorrerá o mesmo com o novo projeto”, garantiram.

Além do acompanhamento dos projetos pelo setor responsável, elas explicaram que os desafios e resultados alcançados são compartilhados com os colaboradores de outros setores da instituição através da comunicação interna, como forma de socializar o conhecimento e as ações que possam contribuir com a evolução dos processos socioeducativos.

Acompanharam a entrega dos equipamentos no socioeducativo, Virginia Maria de Freitas, gerente de Educação e Formação Profissional, Cleonirdes Reis, gerente da internação provisória e as agentes orientadoras Caroline Zattar e Laurine Jéssica de Amorim.

  Representaram a Seduc na ocasião, o diretor da Escola Estadual Meninos do Futuro, Anísio José Guimarães, as assessoras pedagógicas Francismeire Pedrosa e Kátia Nunes Miranda, entre outros colaboradores. O Núcleo de Atendimento Familiar do Sistema Socioeducativo (NAF) esteve representado por seu coordenador, Luis Nicolau.         

 Ao final, a diretora da unidade reafirmou o agradecimento a todos e disse que através dos pequenos gestos a unidade está conseguindo grandes resultados no processo de socioeducação dos adolescentes atendidos no local. Maria Giselda elencou as atividades oferecidas e destacou a formatura de 19 adolescentes no curso de garçon e garçonete, realizada na semana passada.

Comunidades: