Aglomerando

Joziane Queiroz e Bianca Gomes são estudantes do ensino médio da E.E. Professor Pedro Aleixo, em Belo Horizonte- MG, nos últimos dois anos elas cursaram também a escola de Arte e Tecnologia da Oi Kabum! BH. Juntas, as duas amigas desenvolveram um projeto interativo com a proposta de valorizar a diversidade sócio-cultural da região onde elas moram, o aglomerado da Serra. De uma forma lúdica elas produziram um site que mescla os rostos das pessoas, gerando figuras híbidas e diversas, assim mesmo como é a realidade de uma grande cidade.

Para ver o projeto completo, acesse:  aglomerando.concatena.org

Abaixo, as duas jovens artístas falam sobre o processo de criação do site e também de assuntos como diversidade e preconceito:

Bom, primeiramente queríamos mostrar para as pessoas de fora que dentro da nossa comunidade existia vários tipos de pessoas, com personalidades totalmente diferentes, então tivemos a ideia de montar um site, com fotos dos moradores, e que tivesse alguma interação com o público, afinal, nada daquilo iria existir se não fosse a juda deles.

Pra desenvolver o projeto precisamos de muitas chuvas de ideias, e a ajuda dos nossos educadores ( Michel, CH, Piero, e Tande), logo depois, a colaboração dos residentes da comunidade da Serra, em Belo Horizonte. Várias sessões de fotos, explicações sobre o trabalho, afinal, é normal, iriamos tirar fotos deles, e eles queriam saber para quê. Após todas as fotos tiradas, chegou a hora da edição, logo depois a  criação do código em HTML, CSS e JQuery.
O principal desafio que encontramos foi a captura das imagens, por mais que na Serra tenha aproximadamente 48 mil habitantes, foi difícil convencer alguns que era um trabalho sério.

Aprimoramos nossos conhecimentos em Webdesign, em todos os aspectos, tanto em programação quanto em design. E também é imporante frisar que aprendemos mais ainda sobre os moradores da nossa comunidade. O que os movem, o que é primordial para eles, e isso não tem preço, conhecer mais do meio em que vivemos.E sobre diversiade? Diversidade para nós, é em algum lugar, ter vários tipos de opiniões, cores, culturas, seja o que for. Mais cada um respeitando o outro, sem achar que aquilo que ele segue é o certo ou melhor do que o que o outro segue.

Quem nessa vida nunca sofreu preconceito? Já sofremos sim. Por ser jovem, por morar em aglomerado, por gostar de um tipo de música, por ter opiniões diferentes, até mesmo por não querer viver na mesmice e procurar coisas novas.

E por fim, Jozi e Bia mandam um um recado para quem ainda é preconceituoso:

... Vocês esquecem que todos somos iguais e devemos ser tratados como iguais. Esse é o princípio de uma sociedade.O meu sangue não é diferente do seu e quando eu passo diante da luz, nossa sombra tem a mesma cor.  ( Respeito é algo que vem com o dinheiro e status social, infelizmente.)

imagem de Douglas Resende

Bonito trabalho

Muito legal o trabalho e a atitude, Bianca e Joziane! Fiquei imaginando se vai existir uma continuidade para o projeto, com novas ideias seguindo o conceito original, que acho muito bacana e necessário. Abraços!

Vote neste Comentário
imagem de jozi

Obrigada!

Douglas,

pensamos em prosseguir com a ideia sim. Gostamos bastante do resultado, e em time que tá ganhando não se mexe rsrs.

Queria agradecer á "Em Diálogo" por nos dá essa oportunidade de mostrar nosso trabalho, e frizar a ideia de ACREDITAR NA JUVENTUDE. Afinal, tenho 16 anos, e não é todo mundo que bota fé em uma adolescente. Um abraço á toda a equipe, e mais uma vez, obrigada!

Vote neste Comentário