Futuro ou Utopia - A tecnologia na escola

Quais são os impactos das novas tecnologias de informação na escola? O que fazer com os computadores quando eles chegam nas escolas? Como avaliar a aprendizagem na sociedade da produção colaborativa do conhecimento e do excesso de informação?

Estas e outras questão são respondidas (ou quase) no vídeo Futuro ou Utopia, produzido por alunos do curso de Produção Audiovisual da Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch, como parte do projeto de conclusão de curso.

imagem de Aline Ferreira

Novas configurações!

É interessante perceber que com a internet, a velocidade das informações produzem novas formas de aprender, de construir o conhecimento. O que antes era pesquisado muito mais em livros,  barsas, enciclopédias, hoje é digitado no google e aparecem várias paginas de respostas para aquela pergunta.

O vídeo fala muito bem a respeito do papel do professor. Ele não é visto mais como detentor do conhecimento. É muito mais ensinar a pesquisar, filtrar informações, sites e conteúdos seguros, do que ensinar as disciplinas propriamente.

Achei o vídeo muito bacana! Interessante!

Registrando Rubem Alves

"Se fosse ensinar a uma criança a beleza da músicanão começaria com partituras, notas e pautas.Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contariasobre os instrumentos que fazem a música.Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediriaque lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas.Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentaspara a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes".Rubem Alves

Papert e a Linguagem LOGO

Um encontro inesquecível entre Paulo Freire e Papert

"O Futuro da escola e o impacto dos novos meios de comunicação no modelo de escola atual. Um bate papo memorável entre dois ícones da pedagogia moderna".