Proposta de Ensino Médio Inovador depende da adesão voluntária dos estados

Está em debate no Conselho Nacional de Educação (CNE) o programa Ensino Médio Inovador, uma “proposta de experiência curricular inovadora no ensino médio, a ser implantada em regime de cooperação com os sistemas estaduais de ensino”, elaborada pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (veja aqui a proposta Ensino Médio Inovador feita pelo MEC e acesse também a minuta elaborada pelo CNE com recomendações ao MEC).

A proposta se insere num contexto de crise e ausência de sentido no ensino médio, pela queda nas matrículas no ensino médio regular; ausência de professores especialistas, sobretudo química, física e biologia; desempenho insatisfatório dos estudantes nos exames, notadamente o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB); além da recente discussão sobre sua obrigatoriedade. Além disso, de acordo com a PNAD 2006, o acesso ao ensino médio é profundamente desigual. Consideradas as pessoas com idade de 15 a 17 anos, entre os 20% mais pobres, apenas 24,9% estava matriculada, enquanto entre os 20% mais ricos 76,3% freqüentava esta etapa do ensino, por exemplo (leia aqui a versão on line da publicação Em Questão 6 – O ensino médio no Brasil, escrita por Nora Rut Krawczyk - Professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Para adquirir a versão impressa, contate observatoriodaeducacao.org.br).

A idéia do MEC com o novo programa é buscar a articulação das dimensões trabalho, ciência, tecnologia e cultura no currículo do ensino médio. De acordo com o documento oficial, trata-se de um programa de apoio para promover inovações pedagógicas das escolas públicas estaduais e federais, com o foco no currículo e na comunidade escolar. A minuta do CNE destaca que “ninguém mais do que a própria comunidade escolar conhece a sua realidade e, portanto, está mais habilitada para tomar decisões a respeito do currículo que vai, efetivamente, ser praticado”.

O programa é voltado para o ensino médio regular não profissional, como uma ação articulada entre União e estados sobre a organização curricular do ensino médio. Não é uma política universal, e será concretizado por meio da adesão voluntária dos estados. Às secretarias estaduais de educação caberá a articulação com as escolas, elaborar um plano de ação pedagógica e realizar a adesão ao programa.

O documento debatido pelo CNE destaca que “à União, em articulação com os demais sistemas de ensino, cabe garantir condições materiais que permitam o desenvolvimento das ações necessárias. A escola envia uma programação orçamentária com a definição das categorias de despesas”.

O diretor de concepções e orientações curriculares para educação básica, Carlos Artexes Simões, em entrevista ao Observatório da Educação, falou sobre as expectativas do MEC em relação à proposta. Leia aqui.

Comments

imagem de Rodrigo Barbosa Silva

Cuidado

Olá pessoal...

Este é um poema que fiz a respeito desse tema e retrata a minha opnião sobre a conjuntura das conseqüências dessa discussão para os alunos... Foi postado por mim também na comunidade da minha escola ( CEFET/RJ UnED-NI ), link: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=75675&tid=535385726935307...

CUIDADO!

 

Se este projeto alcançar

a plenitude de seu objetivo

Poderemos testemunhar

os alunos com um motivo.

 

Motivo não só para estudos

Mas motivos para viver

Não se conterão mudos...

em aulas, mas falarão sem temer

 

Porém....

E se alguém

Quebrar

A seqüência?

 

Não quiser mais rimar

com o sistema que virá?

 

E se desobedecerem

a nova métrica imposta?

Colocarão outro sistema?

Punirão o que na história?

 

Nesse caso o aluno pode

enganar-se...

Não querer mais se escolher

E saber de farra...

 

E Se mudarem de novo e de novo...?

Talvez eles coloquem uma disciplina nova...

Talvez uma chamada "farrologia"

Quem sabe todos fiquem felizes....

 

Mas saindo da digressão

Voltando à rima, à canção

Façamos então

um apanhado de idéias

 

Coloco aqui minha ironia

Ironia inversa, uma alegria,

Uma alegria complexa

Sem rima e rimada por isso

 

Responderei meu descontentar

Com inconspícua ilusão:

Na educação podemos esperar

se não houver corrupção...

 

Por exemplo,

se ninguém desviar do padrão

Nem tento...Mas invento

um sonar breve, caído no chão.

 

Que sonar?

Nós alunos ás vezes não percebemos

Mas a escola é um só ar

Que sentimos e respiramos

 

Temos vários cheiros

Mas um só sabor

Vários preços,

mas um só valor

 

Queremos desgostar,

porque desgostam,

queremos não olhar,

pois não olham.

 

Porém está lá, escrito:

Os ingredientes do bolo

se juntam, na receita, (um mito!)

E chegam ao todo.

 

Realmente com isso

a flexibilidade ajudará

cada profissional, em seu compromisso:

"Aquele de ensinar!"

 

Já que a otimização

Será uma bela jogada

haverá a perfeição

em cada empreitada.

 

Nós alunos devemos

Ter a consciência

que temos

obrigações a seguir

 

Sem "morrer" por isso,

igual vem ocorrendo

Sabemos que estudar é um serviço

competência sem adendo

 

Sem desculpas ( em teoria ).

Então cuidado a todos

A todos que respiram

Para que não engasguem

 

Para que o ar não seja

tão leve quanto o nada

para que VOCÊ não veja

seu suor sair pelas calçadas,....

 

BÊBADO.

 

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