Juventude do Pará participará de pesquisa sobre Ensino Médio

Para.jpgO Projeto Diálogos com o Ensino Médio realizará pesquisa com jovens urbanos e rurais de Escolas Estaduais do Pará. A pesquisa será feita em seis escolas de Belém, capital do Estado, cinco de Santarém e duas em Moju.
 

De acordo com os pesquisadores envolvidos a idéia é ouvir os jovens a respeito da escolas e ter, assim, subsídios que sustentem propostas para a melhoria do Ensino Médio no Brasil. O Pará foi escolhido para a realização da pesquisa por apresentar indicadores que mostram a necessidade de investimentos na melhoria da qualidade do Ensino Médio, como o Índice de Educação Básica (IDEB) e os resultados do Enem.
 

O Projeto Diálogos com o Ensino Médio é coordenado pelo Observatório da Juventude da UFMG e o Observatório Jovem da UFF, com o apoio da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação. A iniciativa tem como parceiros a UFPA/ICED e conta com o apoio da Secretaria de Educação do Estado do Pará (SEDUC/PA).

Os municípios de Belém, Santarém e Moju foram escolhidos por serem representativos da diversidade socioeducacional do Estado, bem como estarem situados em diferentes regiões do Pará. A escolha das escolas nesses municípios foi feita com base em estudos estatísticos e combinação de diferentes indicadores.

220 jovens serão entrevistados

A Equipe local da pesquisa (UFPA/ICED) se reuniu inicialmente com a Direção de Ensino Médio da SEDUC/PA para apresentar a proposta de pesquisa. Depois, as escolas foram visitadas em Belém, Moju e Santarém. “ A pesquisa foi acolhida com entusiasmo e convicção de que poderá pautar resultados importantes para as políticas educacionais”, ressalta a pesquisadora Jacqueline Freire, da UFPA.

Participarão da pesquisa 220 jovens do 3º ano do Ensino Médio, estudantes dos turnos manhã e noite. Com idades entre 17 e 29 anos, os jovens serão selecionados na primeira quinzena de agosto.
 

“Os estudantes participarão dos Grupos de Diálogos, interagindo, trocando idéias sobre seus projetos de vida e propondo melhorias para o Ensino Médio. Professores de diferentes áreas do conhecimento dessas Escolas também serão convidados a participar de Grupos Focais. A escuta sensível de jovens e professores poderão potencializar importantes contribuições para a melhoria do Ensino Médio no Pará e apontar pistas para pesquisas futuras em nível nacional”, aposta Jacqueline Freire.
 

Comunidades:

Comments

imagem de Ângela Santos

Informações sobre a Pesquisa

Olá Boa tarde, Professora Jacqueline Freire,

Sou de Santarém, trabalho numa Escola Estadual na área rural, na Comunidade de São José.Fiquei muito interessada na pesquisa, acredito que estas iniciativas são válidas e importante para discussão e para apontar novos rumos, em particular, no ensino médio. Como será feita a escolha das escolas? As escolas poderiam se inscrever para poder participar?

Abraços.

Ângela Santos-Pedagoga

Vote neste Comentário
imagem de Jacqueline Freire

Pesquisa no Pará

Olá Angela,

Ficamos muito contente com seu interesse em obter informações sobre a pesquisa do Projeto Diálogos com o Ensino Médio, em que uma das ações é a pesquisa piloto no Pará.

Os municípios da pesquisa foram definidos a partir de uma série de indicadores densamente analisados por um Demográfo que compõe a Equipe do Projeto, o André Golgher, aliado aos diálogos com a nossa equipe da UFPA. A partir daí definimos os municípios de Belém, Moju e Santarém por serem representativos da diversidade socioambiental e educacional do nosso Estado.

As Escolas nesses municípios também foram selecionadas a partir de um conjunto de indicadores referentes à qualidade de ensino, desenvolvimento de projetos, diversificação da oferta, etc. No caso de Santarém, estivemos em abril dialogando na URE e com as Direções de Escola e nesse processo consolidamos a definição das Escolas que participarão da pesquisa nesse próximo mês de agosto. Contamos também com o apoio da SEMED na pesquisa.

O fato de sua Escola não ter sido contemplada nesse momento não significa que não possa participar do debate. É importante participar conosco no EMdiálogo, enviar matérias para o Portal, estimular a participação de jovens como Observadores da Escola, de acordo com o Manual constante no Portal.

Em agosto estaremos por alguns dias em Santarém. A agenda será intensa. Reuniremos com a Direção da URE e estaremos levando material da pesquisa para as Escolas de Santarém.  Para nós será um prazer entregar material para sua Escola e contar com a participação de vocês no EMdiálogo.

Abraço,

Jacqueline Freire (ICED/UFPA)

 

Vote neste Comentário