Cinco Vidas de Estudantes

Sinopse

Numa roda de conversa, na biblioteca da escola, cinco estudantes relatam seu cotidiano e a luta diária em conciliar trabalho e estudo, mas por outro lado falam também dos sonhos e objetivos de ingressar a uma universidade.

Escola

Colégio Estadual Três Fronteiras
/
See video
Votaçáo encerrada!

Comments

Atenção!
Os comentários repetidos, ofensivos e invasivos serão apagados.
imagem de Paulo Carrano

Carta coletiva produzida por

Carta coletiva produzida por professores tutores da Rede Estadual de Educação do Estado do Ceará
Fortaleza, 03 de junho de 2013
****
Carta aos jovens estudantes trabalhadores

Queridos estudantes,
Foi com muita satisfação que nós professores assistimos ao vídeo produzido por vocês. O que nos chamou mais atenção foi o fato de todos vocês serem jovens estudantes e trabalhadores. Ficamos curiosos, no entanto, de saber o porquê do ingresso tão prematuro no mercado de trabalho e, nesse caso, como está sendo a conciliação com os estudos?
Gostaríamos de saber como a escola é vista por vocês? E, se a mesma tem ajudado para que todos alcancem seus objetivos e planos de futuro? Vocês conseguem chegar nos horários e entregar as atividades propostas pela escola? Existe diálogo por parte dos alunos com os professores e coordenadores sobre as dificuldades encontradas por vocês nas atividades escolares?
Percebemos que todos os estudantes do grupo querem seguir carreira que passam pela formação universitária: promotora de justiça, professora de espanhol, arquiteta, engenheiro civil. Vocês estão firmes nesse propósito? Há possibilidade de mudança de planos, caso vocês encontrem melhores condições de trabalho e salário em comparação com as atividades que vocês desenvolvem hoje? Será que essa mudança, caso aconteça, irá interferir nos planos para o futuro?
Todos esses questionamentos mais do que ser e colocar uma dúvida, eles querem ser e proporcionar uma possibilidade de vocês continuarem em suas decisões e objetivos. Eles expressam que vocês não devem parar, devem sempre sonhar com um futuro melhor para suas vidas como para toda a sociedade.
É nesse contexto que entramos nós, professores, com o mais sincero desejo de apoiá-los no que for necessário para que alcancem êxito em suas vidas tanto profissional como educacional.

***

imagem de Fernando Cartola

Olá Paulo, Então, nossa

Olá Paulo,

Então, nossa escola está localizada num bairro bastante carente e com vários problemas sociais. Somado a isso, grande parte dos estudantes do ensino médio precisam trabalhar para auxiliar na renda da família. Neste ponto surge outro problema: como conciliar a rotina de estudos com a do trabalho? Temos alunos que trabalham em várias áreas, tais como, construção civil, comércio, supermercados, estágios em serviços públicos, hospitais, etc. A maioria deles estudam no período noturno por causa do horário do trabalho, então, acabam chegando cansados, atrasados e de certo modo bastante desmotivados. Enquanto educadores tentamos despertar neles o desejo de seguir os estudos depois do ensino médio, no entanto, sabemos que poucos chegam ao ensino superior. Cabe, portanto, questionar o modelo de ensino médio que temos no Brasil. Será que o ensino médio está de fato cumprindo com sua função social, ou ainda é apenas um filtro para a Universidade? Creio que além das cotas para a Universidade deve-se pensar num outro modelo de ensino médio. Acredito que nossos jovens têm muito a dizer e também precisam ser ouvidos, por isso, a experiência que tivemos com a produção do vídeo foi bastante produtiva e esperamos outras oportunidades de criar diálogos.

Abraços.

imagem de Paulo Carrano

Nesta semana participei de um

Nesta semana participei de um seminário com o tema: Juventude, Educação + Trabalho. Este vídeo da garotada que trabalha e estuda é uma síntese de muitas coisas sobre as quais conversamos no seminário. A pergunta que sempre fazemos é como a escola ajuda aos trabalhadores estudantes nesta difícil arte de ser ao mesmo tempo trabalhador e estudante. Muitas vezes parece que as escolas não estão nem aí para as dificuldades dos estudantes que estão nesta situação. Os patrões, então, não costumam ser tolerantes ao ponto de flexibilizar horários. Gostei muito do vídeo que nos ajuda a pensar sobre a relação juventude-trabalho-escola! Parabéns!

imagem de Luciano Gomes

Otimo video, parabens

Otimo video, parabens

imagem de Ederson de assis

Parabéns galera, ficou muito

Parabéns galera, ficou muito bom o vídeo!

imagem de Sônia Maria

Parabéns a todos os

Parabéns a todos os estudantes e ao professor Fernando e a professora Mara.

Abraços....

imagem de Visitante

Muito bom relatar um pouco da

Muito bom relatar um pouco da vida de estudantes não é facil concluir tem ser perseverante....
Parabéns!!

imagem de Silvia Maciel

Parabéns aos alunos e

Parabéns aos alunos e professores do Colégio Estadual Três Fronteiras..... Muito bom o trabalho de vcs :)

imagem de Visitante

show de bola...

show de bola...

imagem de Visitante

Parabéns pela iniciativa

Parabéns pela iniciativa professor Fernando!!

imagem de Simone Gatine Duarte

Muito bom, galera!!!

Muito bom, galera!!!

imagem de Fernando MR

Parabéns aos estudantes que

Parabéns aos estudantes que puderam contar um pouco de suas angústias e dificuldades. Espero que a escola possa sempre dar voz aos seus alunos e assim juntos construir espaços de diálogo. E que todos não desistam de seus sonhos.

Abraços...

Assista Também

Veja o vídeo
Veja o vídeo
Veja o vídeo
Veja o vídeo