Oficina de Memórias
Proposta de micro-oficina cultural originalmente elaborada para os cursistas do Jubemi (Curso "Juventude Brasileira e Ensino Médio Inovador").
Tema: Patrimônio Cultural
Área do conhecimento: Linguagem, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências Naturais, Matemática e suas Tecnologias
Área temática: Juventude e Território
Público: Alunos do Ensino Médio
Formato da Oficina: 6 encontros / 4 horas
Objetivo: Trabalhar a temática da Juventude e sua inserção no território a partir do patrimônio cultural, considerando a dialética entre campo e cidade, ou seja, as influências que um exerce sobre o outro tanto no território físico quanto no cultural.
Resumo da Oficina
Na Oficina de Memórias trataremos de um assunto bem atual nas discussões da nossa sociedade, o Patrimônio Cultural. O objetivo é potencializar desdobramentos de elementos interessantes a serem trabalhados nas demandas de formação cidadã dos/as jovens do Ensino Médio. Dentre estes temas, podemos citar:
-
-
discussão sobre o que é patrimônio cultural, material e imaterial;
-
memória e História;
-
o campo, a cidade, o bairro e a escola como territórios não só físicos como também culturais, depositários de memória, conhecimento, saberes, e em diálogo com os movimentos da História;
-
direito aos espaços do município, mobilidade e acesso aos espaços públicos;
-
respeito e manutenção do patrimônio;
-
entre outros possíveis temas que venham emergir a partir da escuta com os/as jovens.
-
1º encontro: organizado em dois momentos: primeiro - sensibilização dos/as alunos/as para a proposta da oficina, introdução aos conceitos de patrimônio cultural material e imaterial, território, cultura e história; segundo - apresentação e navegação no Portal (criação da conta no EMdiálogo);
2º encontro: discussão teórica sobre fotografia e expressão textual. Dever de casa: pesquisa da memória fotográfica presente no território (região, bairro, casa, escola) dos/as estudantes.
3º encontro: aula prática de fotografia e expressão textual, construção do texto a partir das relações com as fotografias pesquisadas e produzidas pelos/as estudantes;
4º encontro: continuação da aula prática de fotografia e expressão textual. Avaliação do resultado parcial do processo em diálogo com os/as estudantes;
5º encontro: Edição e tratamento do material produzido pelos/as estudantes (as fotografias e a expressão textual);
6º encontro: Finalização da edição e tratamento do material para a publicação do conteúdo no Portal EMdiálogo.