Fotografia

Proposta: 
Oficina de Memórias
Escolas: 
EEB Francisco Maciel Bageston

Os objetivos propostos durante o trabalho foi alcançado na medida em que houve o envolvimento dos alunos com os meios tecnológicos. O conteúdo século XIX permitiu fazer um paralelo com a atualidade, as imagens criadas pelos artistas da época com as fotografias.
Hoje em dia é muito fácil tirar uma foto. No entanto, isso não significa que todo mundo seja um artista nessa área. A fotografia é mais uma das diversa linguagem da arte e, como tal, possui características específicas. Cada fotografia tem uma história para ser contada através da imagem, como por exemplo o figurino, mobiliário, utensílios e diversos objetos retratados.
Atualmente, as imagens fotográficas são muito divulgadas e por isso são encontradas em toda a parte. Basta olhar fotografias que ilustram livros, jornais, etc... para se ter ideia do assunto que ela esta ilustrado.
Após um estudo sobre a História da fotografia, foram feitos pelos alunos vários registros fotográficos em várias ocasiões e temas, como o dia mundial da água, fotografando os lagos, rios e córregos do município que teve uma ótima repercussão.
Outro trabalho realizado também foi a fotografia macro feita no pátio da escola com vários exercício como fazer leitura de imagem, descrever a imagem, esse trabalho foi muito interessante e criativo.
Também teve os registros feitos durante a viagem de estudos em Foz do Iguaçu, onde puderam registrar as belezas naturais do Parque da Aves e as Cataratas. Para fazer os registros os alunos utilizaram como recursos câmaras fotográficas e celulares, não perdendo a oportunidade de registrar momentos inesquecíveis.
Para finalizar o trabalho foi realizado uma exposição em um seminário com todos os trabalhos realizados pelos alunos, onde alunos, professores e convidados ficavam encantados com as belas imagens e comentaram sobre o excelente trabalho realizado pelos alunos.

Obs: Este trabalho foi desenvolvido na Escola de Educação Básica Francisco Maciel Bageston de Paial SC, pela professora Nelsinda Rommel na disciplina de Artes com os alunos da 2ª série do Ensino Médio Inovador.