Como anda a sua escola?
Esta é a pergunta que tentamos responder a cada notícia, a cada texto que colocamos aqui no EMdiálogo. Queremos melhorar o Ensino Médio no Brasil, mas para isso precisamos que estudantes e professores identifiquem os principais problemas e as boas iniciativas que existem nas escolas. Afinal, não há ninguém melhor para dizer isso do que quem vivencia o dia-a-dia do ensino.
E, então, como anda a sua escola?
- Logue-se para poder enviar comentários
Comments
No melhor do país, faltam profesores
Sou Marcio Martins aluno do COLUNI-UFV, um colégio de nivel médio ligado à Universidade Federal de Viçosa. Este ano o COLUNI ficou em terceiro lugar na listagem das melhores escolas do MEC, sendo a melhor instituição de ensino oúblico do país.
Ainda assim, a escola apresenta problemas. Devido à aposentadoria de alguns professores e a falta de planejamento, que permite que alguns professores troquem as salas de aula por cursos de especialização, assim a escola fica com poucos professores efetivos e vários contratados, que em geral são menos qualificados.
Coluni - UFV
Olá, Márcio.
Agradecemos muito o seu comentário. O portal existe justamente para isso.
Interessante o ponto de vista que você apresenta, se em sua escola, que é considerada pelo próprio MEC de qualidade, há problemas, imagine nas outras, não é verdade? Sobre a especialização dos professores, acredito que o ideal seria que o estado tivesse programas para incentivá-los a continuarem seus estudos, mas, obviamente, os alunos não deveriam ser prejudicados com o fato. Em Cuba, por exemplo, de tempos em tempos, acho que há cada cinco anos, os professores tem um ano inteiro fora das salas de aula para estudarem o que desejarem. Acho que essa é uma das formas de se valorizar um professor.
Volte sempre, Márcio!
Grande abraço,
Equipe EMdiálogo.
reclamação
Minha escola é definitivamente uma porcaria
Me chamo Maíra,estudo em uma escola pública em Ribeirão das Neves(EEJJL) e definitivamente eu odéio estudar nessa escola.O ensino é uma porcaria,não por causa do profesores mas por causa da diretoria da escola,eles não fazem nada para que os alunos se interecem pela escola,especificamente pela as aulas.Os professores já estão cansados de programarem suas aulas e tentar aplicalas só pra 5 alunos sendo que esses 5 alunos não conseguem aprender por causa do resto dos alunos da sala que não deixam e a secretária não toma nenhuma atitude e quando reclamamos com ela simplismente dão a esses alunos suspensão que o que eles mais querem.AH FALA SÉRIO NÉ!TO CANSADA DISSO!!!!!!!!!!!!!OOOOOOOOOOOODEEEEEEEEEEEEIIIIIIIIIIIIIIIIIIIOOOOOOOOOOOOOOO EEEEEEEESSSSSSSSSSAAAAAAAAAAAAAAA EEEEEEEEEEEEEESSSSSSSSSSSSSSSSSSCCCCCCCCCCOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Minha Escola como anda?
Ola !!!!!!!!!!!!
Meu nome é Raissa Carvalho tenho 17 anos,Estudo na Escola Estadual Alessandra Salum Cadar em Ribeirão das Neves!
Minha escola é Otima.Tem professores competentes....Que procuram o melhor para seus alunos,a diretoria é excelente...Otima administração desempenho.
O que falta na minha escola é o interresse dos alunos nao pensam no futuro,não sabem o que querem!temos que ser determinados pois hoje em dia nao está facill o mercado de trabalho,e quem nao tem estudo nao pode ir muito longe.o que falta é insentivo e força de vontade conhecimento gerais do que nos espera lá fora!
Penso que os professores e diretores erram,quando desistem dos alunos que nao estao esforçados,penso que deveriam insistir e mostrar o que é certo,talvez seja o psicologico,talvez seja o inconsiente ou ate mesmo falta de acompanhamento familiar,mas o certo seria a pesistencia,novos recursos,conversar por mais que a pessoa nao queria.mas sem tentar nada se consegue,Profissional que é profissional nao desiste pois cada obstaculo é um desafio,e o desafio nos leva a aprender a crescer e chegar ao sucesso!
Mas no entanto tenho que agradeçer a minha escola por me fazer conhecer o que é melhor pra mim.
Logicamente que toda escola Publica tem seus defeitos e temos q investir cada vez mais para mudar esse conceito,fazer com que o aluno nao conheça o "mundinho em que ele vive" mas sim o que o espera.
muito obrigada fiquei feliz em poder comentar o que eu acho da escola,e o que deveria mudar!
Raissa Carvalho
Vergonha!
Estudo na escola estadual Maria Andrade Resende
Sinceramente? Minha escola anda um caos, podemos dizer assim. HAHA! Pode até parecer loucura, mas é o meu ponto de vista. Ainda mais agora com esses problemas de Gripe Suina e blá, blá, blá... só quero ver como vai ficar a situação toda. Menos aula, menos aprendizado e etc. Me preocupa muito a falta de organização, problemas com professores, espaço e até mesmo o DIÁLOGO entre todos. Não nego que isso também é culpa de nós alunos, mas não há incentivo algum de impedir isso ou o que quer que seja.
Vejo todos os dias as portas destruidas, vidros de janelas, paredes rabiscadas, bagunça nos corredores, gritarias. É uma vergonha, não parece uma escola.
É isso. :) Lívia, Belo Horizonte - MG
Resposta à Lívia.
Oi Lívia,
Nós visitamos sua escola e pudemos perceber o estado de conservação. Realmente, falta espaço e as salas são bastante apertadas. Entretanto, o diretor nos contou que uma nova sede está sendo construída. Lógico que isso não impede que alunos, professores e direção busquem soluções para melhorar o espaço físico e mesmo a convivência. Sua escola tem grêmio? Seria a hora de os alunos se organizarem para conquistar mais diálogo e melhorias para a Escola Estadual Maria Andrade Resende. Se precisar de ajuda, estamos aqui. Continue participando dos nossos fóruns. Abraços.
Resposta à Raíssa
Oi Raíssa!
Que bom que você gosta da sua escola. Já que você notou que seus colegas estão desinteressados, por que não pergutna a eles qual o motivo desse desinteresse? Talvez eles não estejam satisfeitos com a escola tanto quanto você ou querem atividades diferentes. Sabendo o motivo, vocês poderiam procurar juntos por soluções, inclusive com a ajuda de professores e direção. O que acha? Depois de tudo, conte pra gente o resultado.
Abraços!
reclamação
Minha escola é definitivamente uma porcaria
Me chamo ,estudo em uma escola estadual e definitivamente eu odéio estudar nessa escola.O ensino é uma porcaria,não por causa dos profesores mas por causa da diretoria da escola""alguns"',eles não fazem nada para que os alunos se interecem pela escola,especificamente pela as aulas.Os professores já estão cansados de programarem suas aulas e tentar aplicalas só pra 5 alunos sendo que esses 5 alunos não conseguem aprender por causa do resto dos alunos da sala que não deixam e a secretária não toma nenhuma atitude e quando reclamamos com ela simplismente dão apenas uma conversa da.AH FALA SÉRIO NÉ!TO CANSADA DISSO!!!!!!!!!!!!!
ELIDA CARVALHO
"Aquilo" que chamam de escola...
Olá, pessoal...
Meu nome é Aline, tenho 17 anos, curso o 3° ano do ensino médio na Escola Estadual José Joaquim Lages, em Justinópolis, Ribeirão das Neves. Estudo nessa escola desde o início do ano de 2009, e até hoje não vejo um elogío a ser feito a esse lugar que eles chamam de "escola".
Na minha concepção, escola é um local onde pessoas se reunem para aprender e para isso recebem algum auxílio e motivação. Mas, isso não é o que acontece onde estudo. Não temos informações a respeito de vestibular, enem, nem nada para o nosso crecimento como estudantes...
Além, os alunos já não quererem nada com a vida, a escola não impõe regras, não motiva o estudo dos alunos, em outras palavras, Não estão nem aí...
Isso está irritando profundamente, não só a mim, mas às pessoas que gostariam de ter uma base estrutural, para encarar um vestibular, enem etc, e também aos professores.
A diretoria, supervisão e companhia, não tem o minimo de organização para "comandar" uma escola, e isso é muito triste, pois a maioria dos professores são excelentes profissionais e querem fazer bem seu trabalho. Mas como? Se os alunos não tem um pingo de educação e respeito nem por eles mesmos...
Sinceramente, Não aguento mais essa porcaria de escola!
Se eu pudesse fazer algo, mas as mudanças não dependem só de mim, e se depender dos outros nunca irá mudar.
Obrigada pelo espaço de desabafo...
Abraços.
Resposta à Aline
Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 st1\:*{behavior:url(#ieooui) } st1\:*{behavior:url(#ieooui) } /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-ansi-language:#0400; mso-fareast-language:#0400; mso-bidi-language:#0400;} /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-ansi-language:#0400; mso-fareast-language:#0400; mso-bidi-language:#0400;}
Olá Aline, tudo bem?
Primeiro gostaríamos de agradecer sua participação. A sua opinião contribui muito para o debate em nosso Fórum.
Quanto aos problemas que você levantou em relação a sua escola, infelizmente temos recebido vários questionamentos no mesmo sentido, e o que nos anima, é o fato de que muitos jovens alunos estão abertos a discutir sobre sua escola e buscar alternativas para os problemas que se fazem presentes.
Achamos que atitudes como sua, assumindo uma postura crítica em relação a sua escola, é um primeiro passo para promover o diálogo e aos poucos, estimular mudanças. O fato de contar com bons professores já um ganho importante, já que com eles você pode estabelecer uma relação mais próxima, e quem sabe, se aproximar também dos outros alunos e da direção?
Estamos aqui para continuar a conversa. Continue participando!
Abraço,
Equipe EMdiálogo,
Helen.
escola ..........................
Resposta à Kamylla
Oi, Kamylla!
Obrigada pelo seu comentário.
Realmente parece que a realidade da sua escola é bem ruim pelo que você nos conta. Soubemos que houve manifestações dos estudantes de Santarém para cobrar melhorias para as escolas. Você participou? Estudantes da sua escola participaram também?
O que você já está fazendo é muito bom, não está aceitando que essa situação é natural e está denunciando. É importante também reunir outros colegas que tenham as mesmas reclamações e pensar em alguma ação coletiva. As outras escolas públicas de Santarém também estão assim? Talvez colegas de outras escolas tenham as mesmas reclamações e juntos vocês podem fazer um barulho alto para cobrar mais atenção do poder público.
O que acha?
Pelo que você nos conta, o diretor ou diretora parece ser distante dos alunos, mas voce já os procurou para falar, por exemplo, que a gincana é ruim? Porque o diretor precisa saber o que os estudantes pensam sobre a escola e é seu direito opinar. Acha possível tentar esse diálogo?
Grande abraço!
Me ajudem
Ola pessoal do em dialogo
Estou aqui par informar que na minha escola a diretora esta juntando turmas.
Primeiro que le juntou os 1ºanos e fez um porcaria ela tiro diminuiu aulas de alguns professores e fez uma
bobagem pq a sala ta uma zona assim.
E tanbem ela esta pensando em juntar os 3º anos tbm que ira prejudicar tanto os profesores como
a sala.
Por favor me ajudem verificando se o que ela esta fazendo e correto . Eua cho mesmo ela sendo diretora que ela nao tem o direito de fazer isso.
Escola estadual francisco menezes filho
Bairro ouro preto
Obrigado
Atençiosamente
Basilios JUnio Santos Servos.
Resposta ao Basilios
Olá, Basilios
Obrigada pelo comentário.
Acredito que não exista nenhuma legislação que diga que a diretora não pode fazer isso. Mas está em curso a aprovação de um projeto de lei que limita o número de alunos por sala. No caso do Ensino Médio, o projeto fala em no máximo 35 alunos, mas ainda precisa ser aprovado no Senado. Veja matéria sobre isso aqui mesmo no EMdiálogo.
Entretanto, ainda que não haja uma proibição para essa situação que você nos relata é uma grande irresponsabilidade com o processo de aprendizagem dos estudantes e o trabalho dos professores ter turmas excessivamente numerosas, é esse o caso da sua escola?
A direção alega que motivos para agir dessa maneira? Faltam professores, faltam salas de aula? Nada disso justifica ter uma turma muita cheia, mas pelo menos explica a atitude.
Tente saber os reais motivos da direção agir dessa forma e tente dialogar com os professores e outros estudantes para mostrarem à direção que não estão satisfeitos com essa medida. Vocês podem tentar encontrar outras soluções para os problemas da escola. Acha que é possível fazer essa conversa?
Grande abraço,
minha escola
olá,meu nome é adelâine e tenho 16 anos,faço o 2 ano do ensimo médio, estudo na escola estadual santa rita de cassia,la eu tiro minhas duvidas e aprendo com os amigos e todos da escola,minha escola ñ é a melhor e nem a pior, mais como em todas as escolas existem varios problemas:temos computadores só q ñ podemos ultiliza-los,ñ temos aulas práticas e qndo tem é raramente, minha escola se localiza em viçosa-mg no bairro de fátima,alem disso alguns professores explicam muito bem a materia, alguns sao brincalhoes ja outros ñ.Na minha sala tem muito alunos oq ñ poderia ter,tem 54 alunos é muita gente em uma sala so,mas tbm existe vantagens com isso podemos ter + amizades oq ñ teriamos se estivessemos separados,se dividir a turma iremos sentir saudades uns dos outros........Assim q é a minha escola
Obrigado!
Ola Raquel eu agradeço a sua resposta pra min, o dialogo com a diretora e possivel so que ela
sempre arruma um motivo para responder e ela noa fica a noite na escola turno que eu estudo,
mas nao falta professores nem sala ,depois da atitude de juntar salas el acortou a carga horaria eo salario de alguns
professores que nao podem fazer nada.
Eu conversso com eles mas eles nao acham soluçao ,nao adianta so eu correr atras alguem tem que me ajudar
eu espero que isso se resolva logo.
Atenciosamente
Basilios Junio
Recuperações!
Bom gente... Minha escola está cada vez mais bagunçada!
Agora somos obrigados a ir as aulas nos sábados, motivo: Recuperações! Os professores passaram as recuperações todas para o sábado! Tudo bem, não é todo mundo que pegou, mais e quem pegou em todas as matérias? Como fica? Esse não é o meu caso, mais não posso pensar só em mim, isso é um absurdo!
E além do mais peguei uma recuperaçao para esse sábado e nós vamos ter curso! Isso é um absurdo!
Além da gente não ter direito de reclamar nada, porque só o que escutamos é: "Não posso fazer nada!", a gente também não tem direito de expressar nossas opinioes! Mas chegar a hora que a gente quer, ir do jeito que a gente quer, e sair a hora que a gente quer pode! A escola, acima de tudo deve ter disciplina, e isso está em falta lá!
Obrigada, um abraço!
Como anda minha escola?
Boa tarde a todos!
Estou lecionando pela primeira vez. Na verdade fazendo o estágio obrigatório.
Moro em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Prefiro não dizer o nome da escola.
É interessante ver que tudo que se estuda no mundo acadêmico cai por terra quando se chega a escola.
Idéias como as de Piaget, Paulo Freire, Vigotsky acabam sendo inaplicáveis.
Normalmente as turmas são imensas e os alunos desinteressados e indisciplinados.
Os professores e a direção não respeitam os alunos. Na minha escola o horário muda todo mês e muitos professores faltam ao trabalho.
Estou tentando mostrar para meus alunos que copiar da internet é errado, mas até agora não obtive resultados animadores.
Eles não sabem escrever, cometem muitos erros de português e são muito preguiçosos.
Tento trazer coisas novas, atividades diferentes, mas parece que para eles tanto faz.
É interessante notar que cada professor dá aula do seu jeito, mas a maioria não exige dos alunos e procura não se incomodar, dando provas com consulta e passando trabalhinhos, além das mil chances de recuperar a nota.
Enfim... acredito que o Ensino Médio ainda precisa de muitas mudanças, começando pelos professores! Eles esquecem que o EF já terminou e que logo, logo estes alunos estarão prestando vestibular ou mesmo trabalhando.
Abraços...
É...
Aline, após ler o seu comentário, vejo que o quadro se repete em todo o país..
Sou do RJ e passo pelo mesmo problema! Leciono desde 2001 e o quadro só está piorando, faço trabalho de formiga, mas não vou desistir...
É isso que "eles" querem...
Não desista!
Um abaraço,
qualquer coisa, é só escrever...
Falta de interesse dos alunos.
Bom, meu nome é Jéssica estudo no CENTEC uma escola que fica em contagem. Minha escola oferece além do ensino médio regular, cursos técnicos integrados ao mesmo. O objetivo deste é mostrar para as pessoas que infelizmente na minha escola o desiteresse dos alunos para com a melhoria do ambiente escolar é muito grande. Para terem uma idéia, na minha escola não tem grêmio, e nenhum tipo de organização dos estudantes, que só fazem reclamar. Mas na minha opinião é muito cômodo falar o que está te incomodando e somente ficar a espera que "caia do céu" alguma solução. Eu tomei uma iniciativa de compor um grêmio, mas 3 alunos apenas se interessaram. E achei um absurdo, porque na hora de jogarem a culpa nos diretores e funcionários da escola, qualquer aluno que tem boca sabe o fazer. Porém, levantar da carteira e decidir ir em busca de um bem estar comum é para poucos. Poucos esses que não foram suficientes para montar o grêmio, porque o diretor da escola alega que a participação ativa dos alunos teria que ser maior, caso o contrário o grêmio não existirá.
A minha revolta é muito grande com relação a essa situação, porém eu sinto que estou fazendo a minha parte.
E em quanto aos desinteressados, eu só lamento.
Pergunta
Minha Escola pode dra recuperaçao cert?
Mas ela pode nos barrar no 3º ano por causa da recuperaçao que nao fizemos no 1º ?
eles dizem que se chama dependencia e disseram que podem resprovar o aluno isso e correto ?
Olá , meu nome é Patricia ,
Olá , meu nome é Patricia , estudo em uma escola Pública , como todos sabem quase sempre as escolas públicas não são vistas como um rumo de um pai colocar um filho em uma rede estadual , pensar um pouco mas se vai ou não , semana passada , eu com e mas um colega chamado Luis Paulo , reparamos que não estavam dando mereda na escola, nos intão fomos até a diretoria e perguntamos o porque.! Simplesmente á diretora falou á seguinto maneira ( não liberão alimentos pra essa escola ainda mas ate semana que vem madam ) tabom ate ai tudo bem mas depois disso, eu meu colega tivemos uma ideia de fazer uma baxarcinada pra que á escola REABRISSE á cantina da escola , hoje dia 01 de março á gente entregou entregamos 40 folhas frente e verso na diretoria de escola , mostrando que todos os alunos da E.E. Antonio Bernades de Oliveira , tinham sim nos apoiado para solicitar que á diretora reabrisse á cantina simplismente ela pegou á solicitação com o nome de todos que estam lá e rasgou na nossa cara e pra quem mas quise-se ver , e disse que não , intão a gente propos uma reunião de Pais , Alunos , Professores e cordenadores pra ver se eles apoiariam essa nossa iniciativa , ela simplismente disse que á voz dela era á autoridade maior ali , e que nada nem ninguem e nenhuma reunião ia fazer ela mudar de ideia . Sendo intão que á escola tem Pessimo estado no refeitorio sendo que já apareceu um rato em meio copos na hora do intervalo , e simples á diretoria não fez nada , simplismente deu á desculpa pra nos aluno que apareceu porque estavam tendo obra na quadra e só por isso apareceu. Eu só acho que nos como alunos de uma rede Publica deveriamos ser um pouco mas escutado , pra que mas tarde falem que nos que estudamos lá desde pequenos nunca nos importamos que sempre fomo pessimos alunos e que á escola de rede publica tbm é pessima pra bota um filho nosso no futuro ali .
Alimentação é um direito do estudante
Olá Patricia,
Nós do EMdiálogo trabalhamos para que todos os estudantes tenham orgulho de estudar numa escola pública e que seus pais não tenham essa dúvida referida por você em função dos problemas que sabemos que existem em muitas escolas. Mas, é por isso mesmo que precisamos estar atentos na identificação dos problemas e nos movimentarmos para garantirmos nossos direitos individuais e coletivos. Consideramos que a iniciativa que vocês tiveram de fazer o abaixo assinado e entregar à diretora foi muito boa. Petições e abaixo-assinados são canais legítimos e democráticos de expressão da vontade coletiva dos estudantes. Além do mais, há amparo legal para a reivindicação de vocês. A alimentação (e o transporte também) é um direito também dos estudantes do Ensino Médio matriculados em escolas municipais e estaduais. Recentemente, foi aprovada a Lei (federal) nº 11.947, de 16 de junho de 2009 que, dentre outras medidas, amplia a alimentação escolar aos estudantes da educação básica, incluindo o Ensino Médio e a Educação de Jovens e Adultos da rede pública. E mais recentemente ainda foi aprovada no Congresso Nacional a PEC-47/2003 (Proposta de Emenda à Constituição) que alterou o art. 6º da Constituição Federal, para introduzir a alimentação como direito social. Mas o que a legislação quer dizer, trocando em miúdos? Na prática, isso diz que a escola tem a obrigação de garantir a alimentação para vocês que são alunos do Ensino Médio de uma escola estadual. Sabemos que a aprovação de uma lei não garante que o direito será efetivado de uma hora para outra. Há uma distância e um tempo entre o “papel” da lei e a efetivação da mesma no cotidiano. Para a implementação do direito é preciso que as dificuldades materiais e humanas da escola sejam superadas e a história já demonstrou que quanto mais organizados estivermos mais rápido garantiremos nossos direitos. Nossa sugestão é que vocês tentem conversar novamente com a direção da escola para que juntos encontrem uma solução para o problema. A Secretaria Estadual de Educação também pode ser convidada a participar desse diálogo, pois, é ela que repassa os recursos para a alimentação. Esperamos que tudo se resolva da melhor maneira possível e que a sua escola consiga em tempo breve praticar o que determina a Lei 11.947.
Abraços e boa sorte.
REGULARIZAÇÃO DE VIDA ESCOLAR.
Bem meu caro Basilio, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional , uma norma que todas as escolas do país devem seguir diz o seguinte: art. 24 , inciso III - Os estabelecimentos de ensino que adotam a progressão por série , o regimento escolar pode admitir formas de progressão parcial , desde que preservada a sequência do currículo, observadas as normas do respectivo sistema de ensino.
Quanto a recuperação no inciso V:
e) obrigatoriedade de estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento escolar, a serem disciplinados pelas instituições de ensino em seus regimentos.
Portanto, a escola não está injustiçando a você, e para concluir o ensino médio realmente você deverá fazer novamente essa recuperação ou provas para regularizar essa situação de reprovação, do primeiro ano. Alguns caminhos que podem talvez ajudá-lo:
Procurar o serviço de supervisão escolar para junto com professor da escola estarem oferecendo a recuperação para você. Outro pode ser fazer exame de massa , provão no sesi Telecurso Ensino Médio e concluir essa disciplina, ou ainda algum centro de estudos supletivos próximo , leve o histórico escolar e matricule-se nessa dependência. Meu caro boa sorte nos teus caminhos e não se revolte pois o diálogo entre você , escola é a chave para seu sucesso.
Juliano
Como anda minha escola
Sou de Sete Lagoas e estudo na Escola Est. Prof. João Fernandino Junior.
No momento a maioria das escolas de Sete Lagoas estão de greve.
Mais tirando esse problema da greve, a escola tem um ensino muito bom.
Resposta à Ana Flávia
Olá Ana Flávia,
É uma pena que as Escolas Estaduais estejam em greve, mas, nós esperamos que essa greve tragam benefícios também para os alunos. Já que professores bem pago dedicam mais tempo a escola. Assim, podem criar aulas mais interativas que fujam do ensino tradicional - livros didáticos, responder exercícios...
Bom, já que a sua escola possui um ensino muito bom, você poderia tentar retratar melhor essa realidade no nosso portal. Seja através de reportagens, fotos, vídeos através do nosso e-mail ( emdialogo@gmail.com ). Assim, as outras pessoas que reclamaram de suas escolas poderão conhecer uma escola pública de qualidade.
Agradecemos a sua participação e contamos com a sua colaboração para que nosso portal fique mais interessante.
Abraços,
Lili Palhares, Marcos Silva
Sou aluno do colégio Azevedo
Sou aluno do colégio Azevedo Jr da cidade de santos bairro da vila...
Bom o colegio teria tudo para ser um otimo colegio, o local nao é extremamente lindo e limpo , estrutura meio quebrada, temos de 10 janelas 6 inteiras, entre outras coisas.
Certo ai vocês falam, a culpa do vandalismo é nossa, com certeza, mais eu nao me lembro de ter ido ate a janela e tacar uma pedra.
Pois a causa de janelas quebradas, sim é nossa, mas tb a falta de pulso dos professores cordenadores e diretores.
Fez um risquinho na janela... paga, diretoria, mãe, pai, expulsão. è tudo levado nas coxas.
De 12 professores 9 vão para escolas, 3 fazem seu trabalho bem feito, e os outros acham que passar copia de texto, ou mandar fazer desenho na folinha é uma aula. Não quero aulas dinamicas com trapezios, ou fogos , mais algo que te faça aprender, mesmo voce não gostando, ou nao intendendo, pondo professores capacitados.
Porque numa escola particular, o professor soca a materia na sua mente e numa escola municipal ou estadual o aluno soca a mesa no professor ??
Falta de moral de professor e demais.
Gostaria de saber em qual local da minha cidade eu posso reclamar para melhorar minha quase escola.
minha escola esconde minhas medias.
oi meu nome é bruna a direção da escola obrigou os professores que nao falasse nem a nota da prova nem a media ,agora eu estou de recuperação em uma materia e nao concordo por eu fiz bem a minha prova eu tenho certeza e agora o que eu faço?
Resposta à Bruna
Olá Bruna,
Você deve primeiro conversar com a direção da sua escola argumentando que você tem o direito de ver a sua prova para saber aonde deve melhorar. Além disso, pode dizer que saber as notas ajuda no processo de ensino-aprendizagem. Caso não funcione, você pode entrar em contato com a Secretária de Educação da sua cidade e fazer uma reclamação formal. Para isso, é interessante que você forme um grupo de alunos insatisfeitos com a política da escola e vá a sede da Secretária de Educação onde deverá deixar os seus dados e de sua escola, a reclamação e se possível um abaixo assinado.
Boa sorte!!!
Catarina Flister, Liliane Palhares e Marcos Antônio
essa escola é um hooooroooor
Minha cara kamila Kran..... Minha KKK. É lamentável que vc após ter cursado praticamente todo seu estudo na Escla São Felipe, que esteja tecendo esses comentários. Fico supreso por vc não saber quem era o diretor da sua escola e mais ainda por testemunhar muita batalha de sua parte com vendas quando vc era miss do festival folclorico, quando ainda estudava, lembra?.... Hoje depois de ter terminado o ensino médio diz que a escola era um horror. É cuspir no prato que comeu..... rsrsrs
É fato que a infraestrutura do São Felipe não é das melhores, mas qual é a escola pública do norte do pais com 30 anos de fundação que não demanda de reformas. Acho que criticar por criticar não é saudável. A velha escola cheia de buracos e hororosa ainda vai receber seus filhos de braços abertos.
Dependência e recuperação
Aqui no Pará, se vc ainda não fez o 3 ano, e deve depedência do 1º, vc não pode se matricular no 3º ano. Agora..., se por um acaso, vc deve a dependência do 1º e por descuido da escola, vc cursou todo o 3º ano, existe uma resolução do CEE que lhe ampara e vc recebe seu certificado normalmente.
Visitante