COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO SANTOS DUMONT - ENS. FUND. E MÉDIO
COORDENADORA: SILVANIA TERESINHA MACHADO DE BRITO
Santa Helena - PR
NRE - TOLEDO
TEMÁTICA VI
Um dos grandes desafios é quebrar o paradigma da tecnologia, a qual está muito inserida na no cotidiano dos adolescentes, o que não deixa de ser importante, mas a maneira que está sendo tratada, deixa a desejar. A avaliação foi instituída a fim de testar o nível de conhecimento adquirido pelo aluno ao longo de seu estudo. Desta forma, o docente precisa de um parâmetro para julgar se o aluno está apto ou não para avançar no conteúdo curricular proposto.
Em consulta com o PPP e os planos de ensino, podemos citar a definição de aprendizagem encontrada como sendo pelo conteúdo proposto e pelo rendimento. Os instrumentos mais utilizados são provas avaliativas, trabalhos didáticos, oficinas e seminários. Como critérios para a atribuição de notas, 70% da nota são atribuídos com base nas provas e 30% com base nos demais trabalhos didáticos e atividades pedagógicas. O conselho de classe é a principal instância para definição da situação de cada aluno. Além destas situações, podemos citar outras observações relevantes para avaliação da aprendizagem, como fatores externos à escola, tais como, problemas familiares e pessoais de cada aluno que muitas vezes são colocados em pauta nos conselhos de classe.
Com relação aos dados e rendimentos da nossa escola, o principal é o IDEB, o qual na última avaliação, foi muito produtivo, pois houve um aumento em relação aos anos anteriores. Com estas informações, podemos concluir que a participação e comprometimento dos alunos foi melhor, bem como o acesso da família à escola também contribuiu. A escola em si e os professores, através de estudos e compromissos firmados, se envolveram mais e, consequentemente, tivemos um maior interesse da comunidade escolar, gerando uma melhora no desempenho por parte dos alunos. Por intermédio de reuniões e debates, o diretor da instituição aborda o assunto, explanando a situação aos docentes, instigando um debate de uma discussão crítico construtiva e interdisciplinar a fim de encontrar novos meios de melhorias para que o conhecimento dos alunos continue avançando e, assim, melhorando cada vez mais em suas avaliações.
A fim de melhor preparar os alunos para que obtenham um melhor rendimento nas avaliações, é proposto aos alunos um contato prévio com atividades e provas simuladas a fim de que no momento que se depararem com o real, os alunos já estejam mais preparados e desinibidos. Os alunos apresentam um bom interesse no Enem, o qual todos consideram uma das principais portas de entrada para o ensino superior. Desta forma, a escola procura elaborar e desenvolver seus planos de ensino de forma que venham ao encontro com os assuntos do Enem a fim de contribuir da melhor forma possível aos alunos.
Referência bibliográfica:
Pacto Nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio _ Etapa I- Caderno VI- AVALIAÇÃO- MEC, 2013.
Fonte:
Pacto Nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio _ Etapa I- Caderno VI- AVALIAÇÃO- MEC, 2013.
Comments
Somos de Santa Helena - PR
Somos de Santa Helena - PR
A avaliação
Antes de iniciar um processo de avaliação, é preciso determinar por que estamos realizando. Uma vez determinados os objetivos do processo, deixam-se claros os resultados. Uma avaliação informa sobre os processos que nós professores, devemos realizar com os alunos, sem dúvida sabemos que discutir sobre a avaliação deve estar em pauta, uma vez que a ação resultante do processo avaliativo nem sempre é sossegada e serena.