WIKI V

COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO SANTOS DUMONT - ENS. FUND. E MÉDIO
COORDENADORA: SILVANIA TERESINHA MACHADO DE BRITO

SANTA HELENA - PR
NRE - TOLEDO

TEMÁTICA V
ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA
Uma das questões mais falada dos últimos 30 anos é a gestão democrática nas escolas publicas bem como a participação compartilhada, a diferença entre o discurso falado e escrito /pratica, ainda é muito grande. Os movimentos sociais mesmo nos tempos da ditadura já almejam essa liberdade de ser escola liberal e educação com qualidade. Na constituição de 1988 foi contemplado com artigos e inciso bem definido quanto a democracia nas escolas, foi repetido e reforçado com a LDB de 1996.
Embora a lei exista e a vontade dos educadores em fazer acontecer essas mudanças tão necessárias para a melhoria do ensino/aprendizagem, somos enfraquecidos, na nossa própria união e organização e para se de vez quando necessitamos de recursos físicos, financeiros e humanos, por parte dos órgãos governamentais, que são os gestores responsáveis direto por esse desenvolvimento  democrático educacional. Portanto, precisamos caminhar muito mais e que cada setor faça a sua parte para termos sucesso naquilo que já é lei por muitos anos.
Mas nem tudo está perdido, nos últimos anos o MEC vem descentralizando algumas verbas especificas para as APMFs e direções de escola, para serem aplicadas nos pequenos reparos e no pedagógico, é pouco, mas tem sido muito benéfico. Com isso desperta na comunidade escolar o interesse pela melhoria nos espaços físicos bem como no ensino/aprendizagem, através de aquisição de materiais pedagógicos para aluno e professores, com isso  facilitando o trabalho dos educadores e o aprendizado com qualidade melhorada.
A democracia escolar tem dimensão ampla e de formas diferentes de interpretação, pode dar problemas sérios se não tomar cuidado em sua aplicabilidade, a inclusão e exclusão,  por exemplo, é um fator importante na tomada de decisão por parte da escola e dos professores, dependendo da ação praticada pode dar muitas dor de cabeça ou muitas alegrias, por isso, o gestor deverá  usar sempre a coerência em suas decisões para não prejudicar ninguém, deixando pensar e pensar junto, tomando por base o trabalho coletivo e bem estar para todos os envolvidos na escola.
O trabalho coletivo é de suma importância para o desenvolvimento geral  da escola e de seus comandados, a participação dos órgãos organizados,(Conselho Escolar, Grêmio Estudantil, APMF, etc.)no planejamento e nas ações que a escola vai realizar no decorrer do ano letivo, será indispensável  suas participações, no ato de planejar e executar as ações propostas.se a gestão é democrática todos devem participarem, e realizar as ações em que lhe foram confiada no tempo e prazo determinado no planejamento.
Por outro lado, é preciso ter tudo registrado para efeitos legais, então entra a parte pedagógica para mais um trabalho, O PPP da escola e o PTD dos professores, onde tudo será registrado em detalhes, com as mudanças necessárias em cada ano letivo e suas particularidade de cada escola  e turma, com inovações, criatividades e necessidades, para posteriormente ser executado na pratica por ambas as partes. Só assim a escola vence os desafios e saberá avaliar entre o proposto e o realizado, percebendo e realimentando a cada ano aquilo que for preciso mudar para melhorar o ensino/aprendizagem e proporcionar  para a sociedade homens mais conscientes e práticos para uma vida cristã, social, econômica, livre de responsabilidade sustentável neste Kosmo de meu Deus.

Referência bibliográfica:
Pacto Nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio _ Etapa I- Caderno V- ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA -  MEC, 2013.

Comments

imagem de SILVANA APARECIDA MEDEIROS

Gestão Democrática

A gestão democrática é uma forma de gerir uma instituição escolar de maneira que possibilite a participação, transparência e democracia, tais como acontecem nas chamadas “escolas Democráticas”.

A gestão da educação é responsável por garantir a qualidade de uma mediação no seio da prática social global (Saviane). Uma educação comprometida com a sabedoria de viver respeitando as diferenças comprometidas com a construção de um mundo mais humano e justo para todos os que nele habitam independente da raça, cor, credo ou opção da sua vida.

Assim é a gestão democrática. Foco de interesse de um ensino de qualidade, que pressupõe participação coletiva e autonomia nas decisões, com o compromisso de tornar a escola mais eficiente e eficaz, caracterizando um desafio na operacionalização das políticas de educação.

Vote neste Comentário